Publicado por Redação

A planta conhecida como abrótano, abrótano macho, abrótega, abrótiga, alfacinha-do-rio, losna ou aurónia, tem propriedades medicinais e pode ser usada para diversos tratamentos médicos de forma alternativa.

O abrótano é uma planta aromática pertencente à família das asteraceae, que possui flores amarelas e folhas em tons de verde-acinzentado que são pequenas e estreitas. É uma planta arbustiva constantemente cultivada por jardineiros, e bastante atrativa por carregar um aroma de cânfora.

De nome científico artemisia abrotanum, a planta pode ser encontrada à venda em lojas de produtos naturais, farmácias de manipulação, além de feiras livres em alguns casos.

O nome científico, artemísia, refere-se à deusa Artemis. Nos tempos antigos, os cidadãos acreditavam que a planta ajudava a proteger os homens da impotência e, na Espanha e na Itália Medieval, os jovens acreditavam que a planta podia promover o crescimento da barba. Ambos casos, no entanto, não foram comprovados e são, atualmente, considerados tolices. Além dessas situações, o abrótano era usado nas regiões rurais do mundo medieval como uma erva que ajudaria a aumentar a virilidade dos jovens, sendo usada em poções do amor, o que também é considerado bobagem nos dias atuais.

Abrótano

Foto: Reprodução/ internet

Mas qual a sua utilidade para a saúde? Confira abaixo.

Benefícios e propriedades

O abrótano pode ser usado para o tratamento de diversos problemas de saúde, como afecções do estômago, má digestão, frieira, asma, tuberculose, distúrbios menstruais e dispneia. Suas propriedades envolvem ação como diurético, regulador do ciclo menstrual, vermífugo, carminativo e estimulante.

Atua ainda como antisséptico, além de matar vermes intestinais e funcionar como um excelente repelente natural de insetos quando aplicada na pele.

Como consumir?

Para consumir o abrótano e aproveitar seus benefícios, você deve usar suas folhas para temperar pratos com gorduras, mas a forma mais usada é no preparo de um chá. Para isso, confira a receita a seguir.

Chá de abrótano

Ingredientes:

– 2 colheres de café de folhas secas
– 1 xícara de água

Modo de preparo:

Coloque as duas colheres de café das folhas secas de abrótano em uma xícara e reserve. Em outro recipiente, coloque a água e leve ao fogo. Quando começar a ferver, desligue e jogue a água sobre as folhas que foram reservadas anteriormente. Tampe e deixe amornar. Em seguida, coe e consuma.

Contraindicações e efeitos colaterais

Não foram encontrados efeitos colaterais, nem contraindicações relacionadas ao consumo do abrótano. É importante lembrar, no entanto, que antes de fazer tratamentos, mesmo que com medicamentos naturais, você deve consultar um médico, pois cada caso é diferenciado, e você precisa ter um diagnóstico correto para realizar um tratamento eficaz.

ATENÇÃO: Nosso conteúdo é apenas de caráter informativo. Todo procedimento deve ser acompanhado por um médico ou até mesmo ditado por este profissional.