Publicado por Redação

O açafrão é uma planta pertencente à família do gengibre. Também conhecida como Açafrão verdadeiro, açafrão da índia e açaflor, a planta é utilizada para proteger do câncer, além de aumentar a eficácia do tratamento da quimioterapia e controlar os níveis de açúcar no sangue. De nome científico Crocus sativus, o açafrão pode ser encontrado para venda em lojas de produtos naturais e farmácias de manipulação.

Açafrão

Foto: Reprodução

Propriedades e benefícios do açafrão

Devido às suas propriedades anticancerígena, antifúngica, antiviral, antibiótica, anti-inflamatória, antioxidante, estimulante, sedativa e antiespasmódica, seus benefícios envolvem suporte no tratamento da osteoartrite, dor lombar, enrijecimento das articulações, gripes, arteriosclerose, má digestão, asma, coqueluche, menstruação irregular e hemorroidas externas. O açafrão tem benefícios quando relacionado aos cuidados com a pele por conter propriedades rejuvenescedoras, além de ser auxiliar no tratamento da acne. Além disso, é auxiliar no controle e na prevenção do diabetes.

O açafrão tem outros benefícios, mais desconhecidos, que envolvem a prevenção à leucemia, redução dos inchaços e inflamações, fortalecimento do sistema digestivo, entre outros. Seus benefícios terapêuticos podem ser ampliados quando usado na forma de tempero dos peixes, devido à grande quantidade de ácidos graxos essenciais presentes neles.

Como usar?

Creme: o creme pode ser usado para eliminar marcas de acne. Para prepará-la, você precisa de uma pitada de açafrão, uma colher de sopa de pó de sândalo e um pouco de água. Misture os dois ingredientes, e em seguida adicione a água até formar uma pasta, que deve ser passada no rosto duas ou três vezes na semana. Ao passar, deixe agir por 30 minutos e então lave o rosto para retirar.

Máscara: para obter resultados no clareamento da pele, prepare uma máscara com meia colher de sopa de açafrão e uma colher de sopa de suco de limão ou de pepino. Misture bem e aplique na pele. Deixe agir por cerca de 20 minutos e, após o período, lave o rosto com água fria. Os resultados podem ser observados com o uso regular.

Esfoliante: com duas colheres de sopa de farinha de grão de bico e meia colher de chá de açafrão, faça uma pasta com um pouco de leite. Passe em todo o corpo usando movimentos circulares para espalhar. Após o processo, tome banho com água morna ou fria.

Removedor de estrias: se quer usar o açafrão com a finalidade de remoção de estrias, use uma colher de sopa de iogurte natural e duas pitadas de açafrão. Esfregue a mistura sobre as marcas todos os dias, deixando agir por dez minutos. Enxague normalmente.

Cicatrizante: como cicatrizante, você pode fazer uso dos benefícios com o açafrão puro, que deve ser esfregado sobre a área que necessita do tratamento. O procedimento deve ser feito duas vezes ao dia.

ATENÇÃO: Nosso conteúdo é apenas de caráter informativo. Todo procedimento deve ser acompanhado por um médico ou até mesmo ditado por este profissional.