Publicado por Redação

Que da fruta do açaí é feita uma deliciosa massa utilizada para vitaminas ou mesmo para ser consumida pura acompanhada de algumas frutas, você certamente já sabe. Que o açaí é queridinho principalmente entre as pessoas que praticam esportes e buscam um corpo saudável, você provavelmente também já sabe. Mas afinal, essa fruta de fato traz benefícios para a saúde?

Açai

Informações gerais

O açaí faz parte da família Arecaceae e a árvore que o produz se chama açaizeiro. Essa árvore é facilmente encontrada no Pará, Amazonas, Acre, Amapá e Maranhão, assemelhando-se à palmeira.

Propriedades e componentes vitamínicos

O açaí possui em sua composição uma rica quantidade de fibras, proteínas, potássio, ferro, fósforo, cálcio, lipídios e as vitaminas C, B1 e B2.

Suas principais propriedades são: energéticas, afrodisíacas, estimulantes, regenerativas, emagrecedoras e antioxidantes.

Principais benefícios

A primeira informação a ser considerada para entender quão benéfico é o açaí é saber que ele é um poderoso redutor de colesterol. A antocianina, corante presente na fruta e também em alimentos de coloração roxa em geral, é responsável por diminuir o mau colesterol. Um litro de açaí possui até trinta e cinco vezes mais antocianina do que um litro de vinho.

Por ser também rico em proteínas, o açaí forma aminoácidos, responsável por fortalecer e construir músculos. As proteínas forçam o corpo a queimar o excesso de carboidratos, eliminando o excesso de gordura e deixando os músculos mais aparentes. Ainda falando sobre proteínas, elas também são excelentes produtoras de anticorpos, as células responsáveis por defender o organismo, fortalecendo assim o sistema imunológico e evitando diversas doenças.

O consumo regular de açaí também retarda o envelhecimento precoce, evitando o aparecimento de rugas e sinais de expressão, assim como quedas excessivas de cabelo.

Por ter uma grande concentração de cálcio, o açaí fortalece os ossos e dentes, sendo muito indicado principalmente para crianças que estão com dentes e ossos em formação e idosos que possuem razoável fragilidade óssea.

Estudos revelam que o consumo frequente e regular do açaí pode prevenir e reduzir o desenvolvimento de células cancerígenas com até 86% de eficiência.

O açaí possui propriedades afrodisíacas, sendo indicado para casais que tentam engravidar e possuem dificuldades, assim como homens que possuem a libido baixa.

Com quantidade razoável de carboidratos, o açaí é buscado por atletas que desejam obter mais energia para a prática de esportes, além de proporcionar uma verdadeira regeneração muscular, mantendo o condicionamento físico e evitando que o corpo esteja vulnerável a lesões.

Como se beneficiar do açaí?

As maneiras de se consumir essa fruta tão saudável são muitas: você pode comprar a massa/creme e consumir com granola e frutas picadas; bater no liquidificador com frutas para o preparo de vitaminas; e bater no liquidificador com água ou leite para preparar um delicioso suco.

Lembre-se que embora o açaí faça maravilhas pelo corpo, não se deve esperar os mesmos resultados se os acompanhamentos forem todos excessivamente calóricos, como muito leite condensado, leite em pó e outras guloseimas.

ATENÇÃO: Nosso conteúdo é apenas de caráter informativo. Todo procedimento deve ser acompanhado por um médico ou até mesmo ditado por este profissional.