Publicado por Redação

Com o nome científico de Nasturtium officinalis, o agrião é muito popular no Brasil e pode ser conhecido em diversas regiões como agrião aquático, agrião d’água, cardomo dos rios, agrião do brejo, agrião da Europa ou agrião do rio. Trata-se de uma verdura com saber levemente amargo e apimentado, sendo relacionada intimamente com rúcula, couve e mostarda. Além de ser importante na culinária dando gostos e cheiros especiais a diversos pratos, o agrião também se tornou popular por possuir diversas propriedades medicinais importantes para o organismo humano. Na antiguidade populações nas Américas, Ásia Central e Europa já conheciam seus poderes e a utilizavam amplamente para tratar e prevenir doenças. Com o passar do tempo e o progresso da tecnologia, a medicina natural acabou sendo deixada de lado, mas não perdeu sua utilidade e importância, agindo em conjunto com tratamentos tradicionais e fármacos. Assim, saiba mais sobre o agrião, sua composição, propriedades e os benefícios que pode lhe proporcionar.

Agrião

Foto: Reprodução

Propriedades

As principais propriedades do agrião que fazem dele uma verdura tão popular são: anti-inflamatória; antitérmica; anti-ictéria; antisséptica; cicatrizante; descongestionante; depurativa; diurética; digestiva; estimulante; excitante; fortificante; restauradora e tônica.

Constituintes e benefícios

Vitamina A – Você sabia que a cada 100g de folhas de agrião, você encontra 70% da quantidade ideal de vitamina A a ser consumida diariamente? Estamos falando de uma vitamina essencial para o organismo, importante para os ossos, unhas, cabelo, olhos e pele, além de agir como oxidante evitando o envelhecimento precoce.

Vitamina C – Naquelas mesmas 100g citadas acima, você também obtém 72% da dose diária de vitamina C necessária ao organismo. Essa vitamina encontrada no agrião previne o aparecimento de anemia e infecções, além de eliminar radicais livres, fortalecer os ossos e deixar a pele mais macia.

Vitamina K – Embora não seja tão conhecida, a vitamina K também é fundamental para o organismo. Trata-se de uma vitamina capaz de reduzir a quantidade de lesões neurológicas, sendo indicada para pacientes portadores do Mal de Alzheimer, além de promover o fortalecimento dos ossos. O mais importante: toda a quantidade recomendada por dia é encontrada em 100g de agrião, sim, você ingere 100% da dose recomendada!

Indicações

Com tantas propriedades e constituintes benéficos, o agrião é fortemente indicado para o tratamento das seguintes doenças: artrite; asma; anemia; amenorreia; acne; bronquite; caspa; cistite; colite; diabetes; dor de dente; dermatose; doenças digestivas; dispepsia; febre; gripe; gota; icterícia; reumatismo; falta de apetite; pedras nos rins; sífilis; tosse; tuberculose; uremia; vermes; varíola; problemas cardíacos e nervosos.

ATENÇÃO: Nosso conteúdo é apenas de caráter informativo. Todo procedimento deve ser acompanhado por um médico ou até mesmo ditado por este profissional.