Publicado por Redação

Pertencente à família das Caparidáceas, a alcaparra é originária da Ásia e pouco a pouco vem ganhando espaço no Brasil, embora seu cultivo em solo nacional ainda seja considerado raro. Com o nome científico de Capparis spinosa, a planta é um arbusto que apareceu primariamente na região Mediterrânica, e foi se dissipando pelo mundo por ser considerado um excelente tempero e possuir propriedades benéficas ao organismo. Um grande ponto a seu favor é que, ao contrário de outros temperos, a alcaparra não perde seu sabor e aroma após o cozimento, dando ao prato um toque especial. Ainda, combina com pratos que contenham azeitonas e cebolas, sendo constantemente utilizada para agregar pratos com carnes de sabor leve ou peixes.

Alcaparra

Foto: Reprodução

Princípios ativos

Encontra-se na composição da alcaparra os seguintes princípios: ácido cáprico, responsável por estimular o apetite e melhorar a digestão; flavonoides, que protegem o organismo de agentes oxidantes; glicocaparósido e óleo essencial.

Componentes nutricionais

Na alcaparra existem quantidades importantes de: vitamina C, importante para a prevenção de resfriados e gripes; fibras que auxiliam no funcionamento do intestino e o fazem trabalhar melhor; vitamina K, que desempenha importante atuação na coagulação sanguínea e no metabolismo ósseo; ferro, que age no transporte do oxigênio para o organismo e na síntese das células vermelhas; cálcio, importante para o funcionamento do cérebro e fortalecimento de ossos e músculos; fósforo, que age na liberação de energia para o corpo.

Benefícios para o organismo

A alcaparra é comumente indicada para tratar gripes e resfriados, tosses recorrentes, pulmão com secreções, e doenças do trato respiratório em geral. Acelera o metabolismo, propiciando ao corpo um melhor funcionamento, além de aumentar a queima calórica e assim aumentar a perda de peso.

Com o consumo de alcaparra, a imunidade também aumenta. Assim, evitam-se o aparecimento de diversas doenças, melhorando a resistência do indivíduo perante diversas bactérias, toxinas e adversidades.

Consumo

Conhecida por realçar o sabor e aroma dos alimentos, a alcaparra pode ser incluída em muitos pratos variados. É importante frisar que apenas o botão de sua flor é consumível. Para preparar um prato com a alcaparra, basta soltar a imaginação, já que ela combina com massas, saladas, vinagrete, peixes, frangos e carnes.

ATENÇÃO: Nosso conteúdo é apenas de caráter informativo. Todo procedimento deve ser acompanhado por um médico ou até mesmo ditado por este profissional.