Publicado por Redação

A alface é um alimento saudável e bastante popular no cardápio dos brasileiros, sempre presente nas saladas e usados na preparação de sopas e sanduíches, assim como servido como acompanhamento de carnes, peixes e outros alimentos.

Esta verdura pode ser encontrada de formas variadas: lisa (macia e de sabor suave), crespa (com folhas onduladas), roxa, americana (crocante), romana (de sabor mais forte e recomendada em sopas) e mimosa (de textura e sabor delicados).

Os nutrientes da alface

A alface é uma verdura bastante nutritiva, pois é rica em vitaminas A, C, E e K, em betacaroteno, pectina, fibra e lactucina, além de fornecer minerais como o zinco, potássio, magnésio e ferro.

Estas vitaminas são muito importantes para a boa visão, o combate aos radicais livres, a proteção contra doenças e a cicatrização; já os minerais contribuem para o metabolismo de proteínas, carboidratos e gordura, para a formação das células do sangue, a prevenção da anemia e o equilíbrio eletrolítico que auxilia no bom funcionamento muscular.

Alface

Foto: Reprodução

A alface no emagrecimento e demais benefícios

A alface também é conhecida como “a amiga da dieta”, pois este vegetal contém poucas calorias e o alto teor de fibras propicia a sensação de saciedade, além da quantidade de água presente em sua composição. No geral, uma porção de 50g de alface tem menos de 10 calorias, menos de 2g de carboidratos e zero gordura.

Veja outros benefícios proporcionados por este vegetal:

  • Possui um poder calmante, alivia as tensões e é capaz de tratar casos de insônia, pois age como sedativo natural;
  • Assim como a maioria dos vegetais folhosos, a alface é rica em fibras que melhoram o trânsito intestinal, sendo indicado aos que sofrem com prisão de ventre;
  • Por ser rica em vitamina K, que auxilia na produção de osteocalcina (proteína necessária para o tecido ósseo), consumo de alface pode ajudar a fortalecer os ossos;
  • É cicatrizante e desintoxicante;
  • Devido às suas propriedades analgésicas, esta hortaliça ajuda a acalmar dores musculares;
  • Regula os níveis de açúcar no sangue;
  • Ajuda em casos de retenção de líquidos e cálculos renais;
  • Também é utilizada na estética: máscaras e compressas com o vegetal ajudam a reduzir o inchaço da área dos olhos, além de servir como calmante e purificante da pele.

ATENÇÃO: Nosso conteúdo é apenas de caráter informativo. Todo procedimento deve ser acompanhado por um médico ou até mesmo ditado por este profissional.