Publicado por Redação

A alfafa é da mesma família daquele que não pode faltar no prato do brasileiro: o feijão. Mas ainda é não é tão consumida quanto ele. Se você não tem a alfafa no seu prato é porque ainda não sabe as inúmeras propriedades nutricionais que ela possui.

O broto

Rica em nutrientes, ela possui grandes quantidades de vitaminas A, C, D, E, K e do complexo B. Tudo isso fortalece o sistema de defesa do corpo, o sistema imunológico e dá energia. Além dos vários benefícios que cada vitamina presente traz para o organismo. A Vitamina E melhora a pele e cabelos, a vitamina K ajuda no processo de coagulação do sangue. Além de tudo isso, possui cálcio, potássio, ferro e etc. Esses nutrientes melhoram o fluxo do sangue através dos vasos sanguíneos. 100 gramas de alfafa possuem a mesma quantidade de nutrientes que 100 ml de leite. É indicada para vegetarianos.

broto-de-alfafa

Benefícios

Principalmente as mulheres adoram a alfafa, pois existem várias receitas com a planta que podem ser usadas para emagrecer e manter a boa forma com alimentos saudáveis. A planta é muito usada por famosos para eliminarem peso.

Outra notícia boa é a redução do colesterol. As sementes da alfafa adicionadas na dieta ajudam a normalizar a concentração de colesterol no sangue. Ele é neutralizado no estômago antes que chegue ao fígado, o que facilita a excreção do colesterol sem efeitos colaterais. Com essa grande quantidade de água e de fibras, as substâncias melhoram o funcionamento do intestino, o que aumenta a sensação de saciedade. Quer mais vantagens? Ela faz com que o organismo elimine toxinas pelo suor, urina e fezes. Acaba também com a retenção de líquidos, levando embora os inchaços, o que representa redução de peso.

Contraindicações

Pessoas que possuem o sistema de defesa do corpo comprometido devem ficar longe da alfafa. A planta está sujeita a contaminação bacteriana frequente. Mas se você conhece o produtor e for confiável, pode arriscar. Algumas sementes e o broto de origem duvidosa podem estar contaminados com bactérias como Salmonete entérica e Escherichis coli. Essas bactérias causam nas pessoas sintomas como a diarreia, náuseas, vômitos, cólica abdominal e febre. Pode-se ter infecção e falência renal. A alfafa seca pode estar livre de efeitos colaterais sérios em pessoas adultas.

ATENÇÃO: Nosso conteúdo é apenas de caráter informativo. Todo procedimento deve ser acompanhado por um médico ou até mesmo ditado por este profissional.