Publicado por Redação

Da família das malvaceaes, o algodoeiro é uma planta que embora costume ser utilizada para a produção de algodão, possui também suas propriedades medicinais, podendo ser utilizada em forma de chá ou tintura para curar doenças, prevenir males e trazer bem estar para quem a consome com regularidade.

Planta algodoeiro

Foto: Reprodução

Os benefícios e propriedades do algodoeiro

Entre as substâncias importantes para o organismo contidas no algodoeiro estão sitosterol, capaz de reduzir os níveis de colesterol, atividade estrogênica fraca e até mesmo o tamanho da próstata em casos de hiperplasia; ácido cítrico com efeito anticoagulante leve; gossipol, sendo um poderoso antifúngico, além de reduzir a quantidade de espermatozoides produzidos pelo homem. Ainda encontram-se no algodoeiro substâncias como taninos, ácido orgânico, serotonina, resina, óleos essenciais, fitosteróis e vitamina E.

Suas principais propriedades são antiasmáticas, antianêmicas, diurético forte indicado principalmente para infecções renais, antiviral, previne o câncer e aumenta o leite materno, sendo muito indicado para mulheres que o produzem em quantidade baixa ou simplesmente não produzem leite no período devido à lactação. Previne diarreias, reumatismo, infecções de urina e diminui hemorragias internas.

Como utilizar o algodoeiro

Utilize parte das raízes e folhas, coloque-as numa chaleira com água e leve ao fogo. Deixe ferver por 10 minutos, então desligue e deixe a chaleira permanecer abafada até que esfrie. Poderá ingerir o chá de algodoeiro 3 vezes por dia, antes das refeições principais.

Cuidados

O algodoeiro é contraindicado para mulheres que estejam tentando ou planejando engravidar, já que um de seus princípios ativos é a carapsina, e ela impede a nidação do óvulo no endométrio. Em alguns casos o uso contínuo do chá de algodoeiro pode também causar aumento no fluxo menstrual. Caso isto ocorra, interrompa imediatamente o uso e busque orientações médicas. Todo tratamento – quer seja natural quer não – deve ser considerado juntamente com um médico de confiança. Lembre-se sempre, o interesse é aumentar sua saúde, jamais colocá-la em risco.

ATENÇÃO: Nosso conteúdo é apenas de caráter informativo. Todo procedimento deve ser acompanhado por um médico ou até mesmo ditado por este profissional.