Publicado por Redação

Chamamos de altéia uma planta com propriedades medicinais que pode ser usada para diversos fins. Seu nome científico é Althaea officinalis (althaea vem do grego e significa cura), e pertence à família das Mavaceae.

Suas partes usadas para fins medicinais são as raízes secas e as folhas, e a planta é normalmente encontrada com os nomes de malva branca, malvarisco, malvaísco ou ainda malva do pântano. A planta é originária das regiões asiáticas e tem evidências de seu uso desde antes da Era Cristã, mas ao ser levada para a Europa, adaptou-se bem.

Para que serve?

A altéia pode ser usada como um excelente calmante natural, além de, devido à presença de flavonoides, atuar como um ótimo anti-inflamatório. Ajuda, portanto, no combate às inflamações, inclusive as inflamações na garganta, bronquite, tosse, infecções, entre outros.

Altéia

Foto: depositphotos

Promove a cicatrização de feridas nos dentes e na boca, assim como furúnculos, queimaduras e acnes, mas deve ser aplicada na forma de compressa. Pode ser usada ainda para diminuir os níveis de açúcares no sangue.

Chá: modo de preparo

Como preparar o chá para aproveitar todos esses benefícios? Confira:

A proporção dos ingredientes para o preparo desse chá é de:

– 2 colheres (de sopa) da raiz seca;
– 1 litro de água.

Coloque a água para ferver e adicione as raízes. Quando alcançar o ponto de fervura, cronometre 4 minutos para, logo depois, desligar o fogo. Tampe deixando a mistura descansar por 10 minutos. Depois disso, basta coar e consumir. A bebida pode ser consumida quente, morna ou gelada, como você preferir.

A dose indicada diariamente é de duas ou três xícaras espaçadas no decorrer do dia. O uso externo é feito com a aplicação do chá com auxílio de gases ou um pano limpo sobre os ferimentos.

Quais são as contraindicações?

Esse chá é contraindicado para pacientes gestantes ou em período de lactação. Além disso, não deve ser usado no período em que faz uso de produtos com álcool, ferro ou taninos. Pode apresentar interações medicamentosas, causando dificuldade na absorção de alguns medicamentos. Sempre procure orientação médica antes de fazer uso de qualquer medicamento, mesmo que natural.

Atenção

A planta somente pode ser consumida por pacientes diabéticos com orientação médica, já que pode afetar os efeitos de medicamentos já consumidos, além de alterar os níveis glicêmicos.

ATENÇÃO: Nosso conteúdo é apenas de caráter informativo. Todo procedimento deve ser acompanhado por um médico ou até mesmo ditado por este profissional.