Publicado por Redação

O anis estrelado, de nome científico Illicium verum, é uma planta originária da China e nasce em uma árvore da mesma família da magnólia, podendo chegar a atingir cinco metros de altura. Inicialmente, a planta existia somente em quatro províncias chinesas, mas ela foi levada para a Europa pelos ingleses.

O anis estrelado é também conhecido popularmente como anis-estrela, anis-verdadeiro, anis-da-sibéria, estrela-de-anis, entre outros nomes, e possui gosto e aroma similares ao do anis comum, por conter o mesmo óleo. A planta é considerada uma especiaria, sendo muito utilizada como erva aromática na culinária e na fabricação de bebidas licorosas.

Anis estrelado

Foto: Reprodução

Atualmente, esta planta tem sido alvo de interesses econômico e científico, pois é a partir de seu fruto, acastanhado e em forma de estrela, que se produz o principal medicamento para o tratamento da Gripe A: o Oseltamivir, conhecido comercialmente como Tamiflu.

Propriedades do anis estrelado

O anis estrelado é conhecido por suas propriedades antisséptica, anti-inflamatória, calmante, estimulante, expectorante, digestiva e diurética. A planta é, ainda, um antídoto contra mordeduras de escorpiões, fortalece o coração e elimina o mau hálito.

Indicações de uso

O chá de anis estrelado é indicado para o tratamento de gripes, cólicas, gastrites, enterites, gases, espasmos gastrintestinais, tosses, bronquite, reumatismo, como calmante, expectorante, má digestão, alívio do cansaço, náuseas, doenças da bexiga e fluidificante das secreções brônquicas. Na culinária, a estrela de anis é utilizada para produzir óleos essenciais e aromatizar bebidas alcoólicas.

Tomado em forma de infusão (30 gramas de sementes para um litro de água), o anis estrelado combate os gases, aumenta a secreção láctea da mulher e regula as funções menstruais. As sementes da planta, em infusão, abrem o apetite, eliminam gases e cólicas infantis e aumentam a secreção de leite nas mulheres grávidas. É muito comum o uso do chá de anis para cólicas intestinais de recém nascidos, porém é necessário tomar cuidado com a quantidade, pois em excesso, pode intoxicar.

Modo de preparo do chá

Para preparar o chá de anis estrelado, adicione uma colher (chá) da erva em um litro de água fervente. Espere levantar fervura. Desligue o fogo e abafe por dez minutos. A indicação de consumo é de duas a três xícaras do chá ao dia.

ATENÇÃO: Nosso conteúdo é apenas de caráter informativo. Todo procedimento deve ser acompanhado por um médico ou até mesmo ditado por este profissional.