Publicado por Redação

A aveia, da família Poaceae, e composta por aproximadamente 450 espécies, sendo que a mais comum é a Avena sativa. É um cereal comumente consumido por várias pessoas ao redor do mundo que possui muitos benefícios para a saúde e para o funcionamento do organismo. A planta que produz a aveia que consumimos, é originária da Europa Oriental, e foi desenvolvida por meio das aveias selvagens. Comumente cultivada em todo o mundo, a aveia foi introduzida no Brasil pelo Rio Grande do Sul, mas atualmente as plantações estão espalhadas.

Aveia

Foto: Reprodução

Benefícios e propriedades

Devido à grande quantidade de fibras, a aveia é muito indicada para quem apresenta problemas de prisão intestinal. Além disso, é eficaz no combate à fadiga nervosa, depressão, ansiedade, insônia e convalescença. Ajuda a controlar o nível de açúcar no sangue, sendo excelente para quem tem diabetes, além de prevenir problemas de aterosclerose e hipertensão.

Seu consumo é auxiliar ainda no combate ao reumatismo, dores ciáticas, perturbações hepáticas e problemas de colesterol alto. A aveia é rica em beta-glucana, uma fibra solúvel que é responsável pelo controle do colesterol, açúcar e pressão arterial. Ela absorve a água no intestino, formando uma pasta que ajuda a capturar o colesterol dos alimentos evitando sua absorção.

Rica também em antioxidantes, a aveia ajuda a prevenir no aparecimento de doenças como o câncer, além do envelhecimento precoce da pele. O zinco, também presente na aveia, é responsável pela diminuição das acnes e pela melhora no sistema imunológico.

Formas de consumo

Para aproveitar seus benefícios corretamente, o ideal é consumir até uma xícara de chá (aproximadamente 250 g ao dia), uma vez que quando em excesso, pode causar inchaço e aumento na produção de gases. O consumo, para trazer benefícios, deve ser feito regularmente e acompanhando diversos alimentos, como frutas, bolos, mingaus e iogurtes, por exemplo. Para saber a quantidade correta a ser consumida, o ideal é ir até um médico nutricionista que analisará a quantidade de acordo com seu organismo. Para estimular o consumo, indicamos uma receita de mingau de aveia, excelente para consumo no café da manhã, por exemplo.

Mingau de aveia

De preparo muito simples, o mingau de aveia é indicado para pessoas de todas as idades. Para preparar, você vai precisar de duas xícaras de leite integral, três colheres de sopa de açúcar (pode ser substituído por adoçante culinário nas proporções indicadas na embalagem), cinco colheres de aveia e canela para polvilhar, a gosto.

Em um copo, coloque a aveia, o açúcar e um pouco de leite, e mexa bem para alcançar uma mistura homogênea. Em fogo baixo, ferva o restante do leite em uma panela, e quando começar a levantar fervura, adicione a mistura. Mexa até começar a quase grudar na panela. Sirva em seguida com a canela.

ATENÇÃO: Nosso conteúdo é apenas de caráter informativo. Todo procedimento deve ser acompanhado por um médico ou até mesmo ditado por este profissional.