Publicado por Redação

A planta avenca, também conhecida como cabelo de vênus, vem da família Filicópsidas e é nativa da Europa. Hoje pode ser encontrada em grande quantidade nas florestas brasileiras, pois se encaixa com o seu habitat natural – que consiste em muita umidade e pouca luz.

Propriedades e benefícios

Avenca

Foto: Reprodução

Quem não quer a fórmula ideal para prevenir contra a queda de cabelo e auxiliar no extermínio contra as caspas? A avenca pode ajudar em ambos os casos.  Seu principal uso fitoterápico como preventivo. O chá deve ser aplicado topicamente e não ingerido.

Além disso é um ótimo xarope expectorante, ajuda a melhorar a tosse e também a rouquidão causada por ela, isso porque alivia os problemas respiratórios, abrindo os brônquios. Combate também a maioria das inflamações, porém seu uso é mais restrito à amidalite e inflamações na garganta.

Outro benefício que essa planta traz é seu auxilio no tratamento dos rins. Por ser um chá diurético, permite que o organismo seja limpo e os rins trabalhem melhor.

Apesar das discussões a respeito do uso da avenca para controlar a diabetes, sua ingestão não é indicada para esses casos, visto que pode potencializar a insulina.

Seu chá possui também ações adstringentes que ajudam a limpar a pele e os poros. Se aplicadas sobre a pele com mel tem ação esfoliante e hidratante. Esse procedimento deve ser feito aplicando generosas camadas de chá. Potencialize sua ação usando pepinos para hidratar e aliviar as olheiras.

Precauções

Não compre as plantas vendidas em floricultura, elas são apenas para enfeitar e não são indicadas para o consumo. O ideal é tentar encontrar em mudas e plantar em casa. Caso não seja possível, procure casas de chá ou de ervas, já que, normalmente, essas lojas vendem a planta pronta para uso.

É importante ressaltar que seu consumo regular não é recomendado, pois testes mostram que, apesar de todos os seus benefícios, essa planta pode causar infertilidade. Seu consumo não pode ser diário e é restrito para tratamentos curtos, isso porque a avenca inibe a ovulação. Mulheres grávidas devem evitar completamente, por ser uma planta abortiva. Casais que estão fazendo tratamento de fertilização devem evitar essa planta.

Como fazer chá de avenca?

(para uso tópico)

Ferva 100 g da folha seca em 1 litro de água durante meia hora. Coe e com o auxílio de um pano, molhe e passe no couro cabeludo. Em seguida lave o cabelo. Esse procedimento não deve ser realizado todos os dias. Complemente o processo com chá de babosa para fortalecer os cabelos.

Extra: Esse chá, além de aplicável, também pode ser ingerido. Experimente adoçar com mel.

ATENÇÃO: Nosso conteúdo é apenas de caráter informativo. Todo procedimento deve ser acompanhado por um médico ou até mesmo ditado por este profissional.