Publicado por Redação

A babosa, também conhecida como aloe vera, é uma planta medicinal muito utilizada em tratamentos de beleza. No entanto, possui outros benefícios para combater e evitar diversas doenças. Excelente para o tratamento da acne, inflamações, prisão de ventre, problemas digestivos, queda de cabelo, anemia, queimaduras de fogo e sol, feridas, cicatrizes, aterosclerose, artrite, dor de cabeça, dor muscular e para hidratar a pele, a babosa trata doenças desde as simples até as mais evoluídas como o câncer.

Babosa

Foto: Reprodução

Propriedades

As partes utilizadas da planta são suas folhas e sua seiva. Na forma de gel, suco ou compressa, a babosa possui propriedades curativas pois é um antibacteriano, anti-inflamatório, antifúngico, biogênico, colagogo, hepático, laxativo, purgante, rejuvenescedor, tônico estomacal e vermífugo. Além disso, seu suco é energizante, desintoxicante do fígado e ajuda a curar gripes. Os seus principais componentes, aloína, aloeferon, aloetina e barbalodina, são responsáveis por suas propriedades cicatrizantes, tornando a planta muito eficaz e conhecida por seu excelente resultado no tratamento de queimaduras solares ou por fogo.

O suco

O suco pode ser preparado com seis folhas de babosa, um copo de água ou de suco de laranja, meia maçã picada e uma folha de couve picada. Remova os espinhos das folhas de babosa, lave e pique. Em seguida, bata no liquidificador e coe. Devolva o suco ao liquidificador, adicione os outros ingredientes e bata novamente. Consuma o suco em jejum uma vez ao dia.

É indicado para desintoxicação do fígado, cura de gripes, inflamações, bronquite, rinite, asma, depressão, anemia, remove o excesso de gordura das artérias e combate infecções bacterianas.

Compressa

Para a compressa, utiliza-se o gel. Abra a folha, remova o gel e coloque no liquidificador. A proporção é de uma colher de sopa de gel para um copo de água. Bata até formar uma mistura homogênea. Aplique no local da ferida.

A compressa é indicada para funções antitérmicas, anestésicas, anti-inflamatórias e cicatrizantes, sendo muito utilizada para aliviar dores musculares e ósseas, reumatismo e enxaqueca. Seu benefício mais conhecido, é de cicatrizante, combatendo diretamente as queimaduras e esfolados pois penetra nas três camadas da pele.

Contraindicações

A babosa é contraindicada para o consumo em caso de gravidez, uma vez que possui propriedades emenagogas, responsáveis pelo aumento do fluxo sanguíneo. Quando consumida em altas doses, pode provocar vômitos e é totalmente contraindicado para crianças, pois os efeitos podem ser potencializados. Também é contraindicada em caso de varizes, hemorroidas, apendicites, prostatites e cistites. Em caso de uso prolongado pode provocar o surgimento de hemorroidas.

ATENÇÃO: Nosso conteúdo é apenas de caráter informativo. Todo procedimento deve ser acompanhado por um médico ou até mesmo ditado por este profissional.