Publicado por Redação

Bacopá é uma erva muito utilizada na medicina tradicional da índia. Lá os curandeiros geralmente usam essa erva para tratar a ansiedade e os distúrbios de memória, ela também é conhecida por ser usada como remédio natural para o hipotireoidismo. Mas essa planta possui mais benefícios. Vamos conhecer?

Origem

Bacopá, conhecido cientificamente como Bacopa monnieri é uma erva que pertence à família das Scrophulariaceae. Outros nomes mais populares são pacoba, pacobeira e pacova. Essa erva é um tipo de tônico chamado de “Brahmi”, que faz referência ao Deus Brahma, criador do panteão hindu. Sua utilização vem há mais de 3000 anos.

Propriedades e uso

Entre as suas principais propriedades, temos as de seguintes ações: antirreumática, cicatrizante, digestivo, eupéptica, estomáquica e vulneraria.

É muito utilizada para melhorar a capacidade de memorização e de retenção de informações. Ela melhora significativamente a capacidade de aprendizagem.

É promissora em tratamentos referentes a transtornos de memória, vários estudos afirmam que bacopá pode ajudar a preservar a memória e melhorar a função cognitiva, bem como trata da depressão, ansiedade, da frequência cardíaca e da doença de Alzheimer.

É usada para aliviar a tensão, distúrbios nervosos e digestivos, como o esgotamento nervoso e o stress; infecções bacterianas, nas infecções de garganta pode-se diluir a tintura e usa-la para gargarejar, sendo engolida logo em seguida. É útil também para tratar diversos problemas bacterianos, incluindo a acne.

Essa planta é usada também no tratamento de frieiras, queimaduras, reumatismo, angina, chaga e feridas.

O extrato de bacopá pode ser encontrado no mercado, mas faça seu uso apenas se seu médico indicar. Pergunte ao profissional sobre seu uso!

Bacopá

Foto: Reprodução

Contraindicações e efeitos colaterais

Embora a planta seja considerada segura, ela pode vir a causar alguns efeitos colaterais como a boca seca, náuseas e a fadiga muscular. Além disso, nenhuma planta deve ser consumida em excesso.

ATENÇÃO: Nosso conteúdo é apenas de caráter informativo. Todo procedimento deve ser acompanhado por um médico ou até mesmo ditado por este profissional.