Publicado por Redação

O bálsamo, popularmente conhecido como pau-de-bálsamo, balso, cabraiba, óleo-vermelho, cabureiba, pau-vermelho, é uma planta conhecida por suas propriedades medicinais e ornamentais.

As mucilagens, triterpenos, alcaloides piperidínios, taninos hidrolisáveis e sesquiterpenos são as substâncias responsáveis pelo excelente efeito medicinal que o bálsamo possui.

A planta pode ser usada para tratar contusões, entorses, ferimentos por traumatismo, feridas gangrenosas, torções, cortes e esfoladuras. Tudo isso por ter um ótimo efeito analgésico, antiedematoso, vulnerário, antiedematoso e resolutivo.

O uso do bálsamo da horta também serve para tratar inflamações gastrintestinais, no aparelho respiratório e urinário, pele e nas cefaleias, dores de cabeça, é emoliente, cicatrizante, digestivo, trata queimaduras, bronquite crônica, diabetes, frieiras e epilepsia.

balsamo-da-horta

Foto: Pixabay

Como utilizar o bálsamo

A planta pode ser usada externamente sendo misturada à argila, por exemplo, ou tomada como um chá (exceto o preto) ou infusão, cozimento de alguma erva ou maceração

O bálsamo também pode ser utilizado in natura em saladas e temperos. Esse modo de ingerir a planta é excelente para quem sofre de problemas gástricos. Ela também pode ser aplicada sobre alguma inflamação na pele, na forma de sumo.

Receita do bálsamo

Você pode ingerir a planta também como um suco. Basta bater dez folhas de bálsamo no liquidificador e adicionar 200 ml de leite. Procure tomar meio copo, três vezes ao dia.

Misture a planta com óleo de oliva e tem uma excelente massageador e compressa. A mistura se faz na proporção de 1 parte de óleo para 2 partes de bálsamo.

Contraindicação

A planta não possui nenhuma contraindicação, mas cada organismo pode reagir de uma maneira diferente. Caso você sinta algum tipo de alteração no seu corpo, suspenda imediatamente o uso da planta e procure ajuda de um profissional.

ATENÇÃO: Nosso conteúdo é apenas de caráter informativo. Todo procedimento deve ser acompanhado por um médico ou até mesmo ditado por este profissional.