Publicado por Redação

A batata doce é um tubérculo pertencente à família das Convolvulaceae e que tem como nome científico o de Ipomoea batatas. É assim considerado pois o caule desta planta é arredondado e encontra-se embaixo do solo.

As folhas, por sua vez, são verdes e possuem um formato oval, sendo classificadas como pecioladas. Já as flores deste vegetal podem ser encontradas nas cores vermelha, branca, rósea e violácea.

Tanto os tubérculos, como os ramos de folhas jovens podem ser utilizados de forma apropriada para a saúde, pois possuem propriedades medicinais capazes de proporcionar benefícios ao organismo de quem os consomem.

Batata Doce

Foto: depositphotos

História da planta

O nome babata tem origem indígena e esta espécie já era cultivada na América do Sul antes mesmo da chegada dos colonizadores.

Não trata-se de uma planta exigente com relação ao solo onde é cultivada, porém acaba sendo sensível ao clima frio e, por esta razão, desenvolve-se em regiões que possuam um clima subtropical, com médias de 20 °C por ano.

Propriedades medicinais da batata doce

Este tubérculo é rico em vitamina A, C e E. Também possui nutrientes como o potássio, fibras, cálcio e ferro. Além destas propriedades já citadas, a batata doce ainda pode ser considerada:

  • Analgésica;
  • Anti-inflamatória;
  • Antioxidante;
  • Antirreumática;
  • Emoliente.

Benefícios proporcionados pelo tubérculo

Através de todas estas propriedades, a batata doce consegue ser uma aliada direta da saúde do organismo e do corpo, isso porque além de cuidar de aspectos saudáveis do organismo também pode promover o emagrecimento.

Porém, para ajustar estes benefícios é importante saber consumi-la da forma mais adequada, isto é, sendo associada à prática de exercícios físicos.

Por exemplo, para quem deseja emagrecer e ganhar massa muscular, o consumo de batata doce é altamente indicado. Devido ao baixo índice glicêmico que este tubérculo possui, estes efeitos estão garantidos.

Mas claro, se o consumidor atrelar a ingestão desta raiz junto as atividades físicas, caso contrário o efeito é inverso e há mais ganho de peso.

Outros benefícios da batata é a sua atuação como antioxidante, prevenindo o envelhecimento precoce das células e o processo de oxidação que estas podem passar.

Também é indicada no controle da diabetes, na redução do colesterol ruim e na regulação da pressão arterial. Isso sem contar na energia proporcionada aos consumidores.

Além disso, o tubérculo é capaz de prevenir casos de anemia, trabalha na manutenção dos ossos, reduz cãibras e ajuda na formação de colágeno, sendo, consequentemente, aliada de uma boa pele.

ATENÇÃO: Nosso conteúdo é apenas de caráter informativo. Todo procedimento deve ser acompanhado por um médico ou até mesmo ditado por este profissional.