Publicado por Redação

Provavelmente você – assim como boa parte da população mundial – conhece a baunilha. Além de ter um dos melhores aromas já sentidos, ela está presente frequentemente em doces e sobremesas, com um sabor único que é queridinho por muitas pessoas. A baunilha é uma especiaria obtida através de orquídeas Vanilla, originadas no México. Ela precisa ser preparada com muito cuidado e por tempo prolongado e consideravelmente maior que outras especiarias, fazendo dela um dos produtos agrícolas mais caros do mundo. O que nem todos sabem é que além de ser saborosa e aromática, a baunilha também possui propriedades medicinais que podem ser muito úteis no dia a dia.

Planta baunilha

Foto: Reprodução

Os benefícios e propriedades da baunilha

Suas principais propriedades são afrodisíacas, antissépticas, antiespasmódica, aromatizante, digestiva, colerética, estimulante e tônico em geral. A vanilina é um de seus princípios ativos, e é uma substância altamente eficaz para retardar o envelhecimento das células e de doenças que possam afetar o funcionamento cerebral. Ela previne o aparecimento das células cancerígenas e freia seu crescimento, além de ser uma grande combatente contra o Mal de Alzheimer.

Para quem sofre de insônia, ansiedade, depressão e hiperatividade, a baunilha serve como calmante e relaxante muscular. As doenças psiquiátricas têm nela uma aliada poderosa, já que promove o relaxamento e o bem estar, servindo como tratamento complementar. Ainda, a baunilha serve como excelente digestivo e é indicada para o tratamento de infecções urinárias, nervosas e uterinas, diarreias, espasmos, flatulências, febres, esterilidade, reumatismo e impotência.

Como utilizar a baunilha

Para tomar o chá de baunilha basta ferver um litro de água e 3 colheres de sopa de chá preto. Deixe ferver por 10 minutos e desligue. Coe, coloque numa xícara e inclua uma colher de sopa de essência de baunilha. Misture bem, adoce a gosto e consuma duas vezes por dia antes das refeições principais.

O consumo da baunilha é contra indicado para lactantes, gestantes, crianças menores de 6 anos, pessoas que sofrem de gastrite, alergias respiratórias, síndrome do intestino irritado, úlcera, epilepsia, hepatopatias, mal de Parkinson, colite ulcerosa, enfermidade de Crohn, hipersensibilidade ao óleo de canela, óleo de bálsamo ou óleo essencial de baunilha e enfermidades neurológicas.

ATENÇÃO: Nosso conteúdo é apenas de caráter informativo. Todo procedimento deve ser acompanhado por um médico ou até mesmo ditado por este profissional.