Publicado por Redação

Antisséptico e expectorante. Estas são duas das principais propriedades medicinais da planta Styrax benzoin, mais conhecida como benjoim. Pertencente à família Styracaceae, esta árvore pode chegar até 20 m de altura e dela é extraído um óleo que também carrega diversos benefícios à saúde de quem se propõe a experimentar a erva.

Encontrada nas regiões da Ásia tropical, Tailândia e Sumatra, a benjoim já foi utilizada na China para tratar problemas digestivos. Já no Ocidente era empregada, há milhares de anos, nas indústrias de perfumaria.

Atualmente, sabe-se que a planta pode ser usada de forma direta com objetivo de sanar alguns problemas de saúde, mas também de forma indireta, quando dela são extraídos elementos com referenciais medicinais.

Benjoim

Foto: reprodução/site Benjoeiro

Indicações desta planta

Utilizada para eliminar o catarro e a laringite aguda, a benjoim também é excelente quando se refere ao tratamento de inflamação da garganta e brônquios. Indicada para acabar com úlceras, fissuras na boca e no ânus, bem como fendas nos mamilos, esta planta serve como protetora da pele, uma vez que é aplicada na epiderme consegue tratar diversas irritações cutâneas.

Benefícios do óleo de benjoim

O óleo é retirado diretamente do caule da planta e é bastante usado pelas pessoas que desejam combater inflamações, fungos e bactérias.

Também pode ser uma aposta eficaz na diminuição gases, uma vez que é apropriado para descongestionar o estômago e intestinos. Além disso, pode servir como desodorante e para desobstruir o sistema respiratório. Favorecer a cicatrização e a circulação do sangue são outras duas importantes funções desempenhada pelo óleo de benjoim.

Tudo isso sem contar a atuação benéfica que este produto tem quando utilizado em formas de massagem, aliviando dores pulmonares e servindo como base na produção de remédios contra tosses.

Para a estética também torna-se bastante útil, principalmente quando refere-se às peles descamadas e expostas, pois com suas propriedades antissépticas conseguem recuperar os problemas epidérmicos. Quando aplicado em banhos, o óleo de benjoim funciona muito bem na promoção de alívio de coceiras e irritações na região cutânea.

Outras utilizações da erva

Além do óleo de benjoim, esta planta pode ajudar no tratamento de diversas doenças através de:

  • Inalação de vapores;
  • Chá de tintura;
  • Unguentos.

ATENÇÃO: Nosso conteúdo é apenas de caráter informativo. Todo procedimento deve ser acompanhado por um médico ou até mesmo ditado por este profissional.