Publicado por Redação

A borragem, de nome científico Borago officinalis, é uma planta herbácea anual ooriginária do sul da Europa e do oeste da Ásia, pertencente à família das Borragináceas. No Brasil, esta planta medicinal também é conhecida como borrage, borracha, borracha-chimarrona ou foligem.

A borragem é utilizada como planta medicinal desde a Idade Média, quando acreditava-se que ela exercia um efeito mágico sobre o corpo e a mente. Atualmente, a planta é usada apenas pela medicina popular, pois, devido à descoberta de alcaloides tóxicos em suas folhas, a medicina científica aconselha apenas o seu uso externo.

Propriedades e benefícios

A borragem é rica em mucilagem e nitrato de potássio, e apresenta propriedades emolientes, sudoríferas, diuréticas, laxativas e depurativas. Devido às suas propriedades medicinais, esta planta é útil no tratamento de condições de saúde como gripe, bronquite, afecções das vias urinárias, herpes, sarampo, afecções do fígado e coração, reumatismo.

Esta planta estimula as supra-renais, favorecendo a produção de adrenalina; as folhas carnosas e ásperas da borragem podem ser usadas como tônico da supra-renal, no caso de estresse ou sequelas de terapia com esteroides.

O óleo extraído das sementes da borragem possui características semelhantes ao óleo de linhaça e pode ser usado para tratar problemas menstruais e reumáticos. As folhas da planta agem como diurético; já as suas flores são usadas para aumentar a sudorese.

Borragem

Foto: Reprodução

Como usar a borragem?

Esta planta pode ser empregada na culinária ou ser usada na forma de infusão. A folha fresca da borragem é usada no preparo de saladas, cortada em tiras finas, pois proporciona um sabor agradável, fresco, levemente salgado e parecido ao do pepino. Desde tempos antigos, a flor da planta é adicionada ao vinho e pode fazer parte da composição de bebidas alcoólicas, proporcionando um efeito estimulante.

O uso mais conhecido da planta é através do seu óleo. O óleo de borragem possui diversas propriedades terapêuticas e pode ser usado para tratar problemas cutâneos, para regular hormônios, para favorecer os sistemas cardiovascular e nervoso.

O chá de borragem também é indicado, porém as suas folhas possuem pelos e, por este motivo, é necessário que o chá passe por um processo de filtração.

Óleo de borragem

Desde tempos antigos, o óleo de borragem é usado também por contribuir com a beleza, devido à quantidade de ácidos graxos essenciais que possui. Estas substâncias podem contribuir para o processo de emagrecimento e têm ação anti-inflamatória, atuando sobre a gordura abdominal.

Por ser rico em vitamina E, que é antioxidante, este óleo auxilia na proteção das membranas celulares, prevenindo o envelhecimento precoce causado pela ação maléfica dos radicais livres.

Precauções

As flores e as folhas da borragem contêm alcaloides pirrolizidínicos e, por isto, a planta é contraindicada durante a gravidez. Devido às substâncias presentes na planta, ela é considerada imprópria para consumo, devendo ser aplicada apenas no uso externo.

Os alcaloides da planta têm ação tóxica e o seu consumo pode levar ao surgimento de cirrose hepática ou câncer do fígado.

Lembre-se de consultar um médico antes de iniciar qualquer tratamento, inclusive o natural.

ATENÇÃO: Nosso conteúdo é apenas de caráter informativo. Todo procedimento deve ser acompanhado por um médico ou até mesmo ditado por este profissional.