Publicado por Redação

A briônia branca é cientificamente chamada de Bryonia alba e faz parte da família das Cucurbitaceae. A planta é usada pela medicina alternativa como tratamento para quem sofre de Síndrome Locomotora.

Segundo a geriatra Daniela Tavares, o termo “Síndrome Locomotora” é usado por especialistas para indicar pacientes que apresentam como sintomas: dores intensas, dificuldade de locomoção e equilíbrio.

“O diagnóstico é feito por meio de simples questionário que identifica idosos sob alto risco de tornarem-se dependentes de cuidados e, concomitantemente, elevar o gasto em saúde pública. A condição é em decorrência de desordem locomotora, ou seja, na articulação, no osso, no músculo e no disco vertebral da coluna”, explica Tavares.

Brionia Branca

Foto: Reprodução/Wikimedia Commons

De acordo com a especialista não ha uma medicação específica para tratar a Síndrome Locomotora, mas existem formas para aliviar as dores que coexistem devido a enfermidade. Uma das formas naturais de aliviar as dores intensas provocadas por doenças como reumatismo ou gota, por exemplo, é o uso da briônia branca.

Mas apesar da planta possuir propriedades medicinais que ajudam a tratar os problemas da síndrome, o uso da briônia branca pode acabar sendo tóxico. Para evitar maiores danos à saúde, principalmente à população da terceira idade, o mais indicado é fazer o uso da planta com acompanhamento de um especialista. E além de tratar as dores crônicas na articulação, a planta também pode servir para casos de prisão de ventre e vermes.

Como usar a briônia branca

A planta pode ser usada como cataplasma para quem sofre da síndrome. Esmague a raiz fresca e aplique-a sobre uma gaze. Coloque-a onde há dores, mas não faça o uso prolongado e constante da planta para não ocorrer inflamações graves na pele.

A briônia branca também pode ser usada como infusão. Ferva meio litro de água e adicione 3 gramas de pó da raiz seca. Quando o líquido já estiver fervido, desligue o fogo e deixe esfriar. Depois, filtre com um tecido. Procure beber duas vezes ao dia.

 

ATENÇÃO: Nosso conteúdo é apenas de caráter informativo. Todo procedimento deve ser acompanhado por um médico ou até mesmo ditado por este profissional.