Publicado por Redação

A cabaça, de nome científico Lagenaria vulgaris ser., é uma planta pertencente à família das Cucurbitaceae, também conhecida por várias outras denominações como cabaça-amargosa, cabeça-de-romeiro, cabaça-purunga, cocombro e outros. Geralmente este vegetal apresenta-se com uma pele verde claro e uma polpa esponjosa de cor branca no interior. A cabaça pode ser utilizada em sua forma frita ou usada na preparação de vários pratos vegan e sopas.

A cabaça também é uma planta ornamental por possuir flores muito belas, sendo bastante cultivada na Europa e no Extremo Oriente. As partes utilizadas da planta são as suas folhas, sementes e o fruto verde. Confira a seguir as propriedades e os benefícios proporcionados por este vegetal:

As propriedades nutricionais da cabaça

A cabaça é um vegetal que possui baixo teor calórico (cada 100g fornecem apenas 15 calorias) e vários nutrientes importantes à nossa saúde. Dentre os nutrientes presentes na planta, estão as fibras dietéticas, a água, os hidratos de carbono, as vitaminas B e C, e minerais como o potássio, cálcio, ferro, magnésio, zinco e fósforo.

Cabaça

Foto: Reprodução

Os benefícios proporcionados pela cabaça

As propriedades medicinais da cabaça incluem as seguintes: é drástica, emoliente, purgativa e antinefrítica.

Dentre os benefícios proporcionados por este vegetal, podemos citar os seguintes:

  • Auxilia no processo de digestão – A cabaça digere facilmente por ser rica em água e fibras alimentares. É muito saudável para o estômago, evitando dores e indigestão;
  • Perda de peso – Por conter baixo teor calórico e ser rica em fibras alimentares (o que aumenta a sensação de saciedade), a cabaça auxilia no processo de emagrecimento;
  • É rica em zinco – O zinco é necessário para regular as atividades de genes, os níveis hormonais e para promover a membrana celular saudável;
  • A cabaça é fonte de vitamina C, podendo auxiliar contra os danos dos radicais livres e na proteção da pele, além de proteger contra gripes e resfriados;
  • É diurética – Por ser diurética, a cabaça pode ajudar a eliminar as toxinas do corpo;
  • Devido às suas propriedades, a cabaça é ainda indicada para curar frieiras (com as folhas aquecidas e aplicadas topicamente), pernas inchadas (em forma de cataplasmas) e na obstrução das vísceras.

Modos de usar a cabaça

A cabaça é usada de várias formas: o fruto, depois de maduro, apresenta a polpa amarga e se constitui um purgativo drástico, sendo usado em cataplasmas; as suas folhas, depois de aquecidas, são aplicadas topicamente para curar frieiras.

Além disso, a cabaça também é usada na confecção de vasilhames, cuias para chimarrão e  peças de artesanato.

Cuidados

Doses excessivas podem causar hemorragias mortais, precedidas por sintomas parecidos aos da cólera morbus.

ATENÇÃO: Nosso conteúdo é apenas de caráter informativo. Todo procedimento deve ser acompanhado por um médico ou até mesmo ditado por este profissional.