Publicado por Redação

No Brasil e em todo o mundo, o milho é um alimento popular por seus valores nutricionais, além de sabor ímpar. Além de poder ser consumido diretamente ao ser cozinho, ele também é utilizado como ingrediente base na fabricação de muitos outros alimentos, como farinhas, biscoitos e bolos. Durante o preparo, muitas pessoas tiram a casca que protege o milho, arrancam seus cabelos e o cozinham, jogando o restante no lixo. No entanto, o milho é um alimento que pode ser considerado até mesmo sustentável, já que tudo dele pode ser reutilizado. Sua casca, por exemplo, serve para abrigar doces de milho e muito mais, e seu cabelo ao ser fervido transforma-se num chá com diversas propriedades benéficas ao organismo.

Cabelo de milho

Foto: Reprodução

Quais os benefícios?

O chá de cabelo de milho proporciona diversos benefícios ao organismo. Os mais conhecidos são: seu eficiente combate às infecções do trato urinário, infecções renais, auxilia no tratamento de distúrbios cardíacos e desintoxica o sangue e o organismo.

Para quem deseja emagrecer o chá de cabelo de milho também é uma excelente opção, pois seu consumo regular reduz a retenção de líquidos no organismo, diminuindo o inchaço e o excesso de peso. Quem possui dificuldades em perder peso, aliando o chá com uma dieta balanceada e exercícios aeróbios regulares, pode eliminar até 3 kg por semana.

É importante ter consciência de que, embora seja realmente um excelente chá e traga muitos benefícios para o organismo, não age sozinho. Caso sofra de cistites graves, infecções recorrentes e problemas cardíacos sérios, não hesite em buscar auxílio médico. Apenas um profissional capacitado, juntamente com os exames necessários, pode de fato diagnosticar o que você está passando e receitar o melhor tratamento. Antes de iniciar qualquer tratamento medicinal – mesmo os naturais – informe-se com seu médico de confiança para saber se determinado item é compatível com seu organismo, haja vista que cada corpo é único e responde de formas diferentes.

Preparando o chá

Retire do milho seus cabelos, lave bem e deixe secar ao sol. Então, coloque uma colher e meia de sopa de cabelos de milho numa chaleira, juntamente com 200 ml de água filtrada. Deixe ferver por 10 minutos e então desligue com a chaleira tampada. Após o chá descansar por mais 10 minutos, o coe, adoce a gosto e beba quando a temperatura estiver agradável. Ele pode ser consumido normalmente uma ou duas vezes ao dia, sendo recomendada a segunda opção para pessoas que retém líquidos.

ATENÇÃO: Nosso conteúdo é apenas de caráter informativo. Todo procedimento deve ser acompanhado por um médico ou até mesmo ditado por este profissional.