Publicado por Redação

Conhecido por fazer parte da literatura de Jorge Amado, o cacau é uma fruta que também está presente, mesmo que de forma indireta, nos pensamentos mais pecaminosos dos chocólatras de plantão. Mas, antes de ligar a fruta somente a essas duas situações, é bom saber que ela possui muitos outros benefícios, inclusive para a saúde humana.

Nativa da América tropical, sendo identificada pela primeira vez na bacia amazônica, a árvore que origina o cacau é chamada de cacaueiro. Ela pertence à família da Malvaceae e possui porte mediano, podendo atingir até oito metros de altura. A colheita do cacau é realizada duas vezes ao ano. Apesar de ser uma fruta tropical, o cacau se desenvolve à sombra da floresta.

Como já foi elucidado, o cacau é a principal matéria-prima do chocolate, feito por meio da moagem das suas amêndoas secas em processo industrial ou caseiro. Além do mais, outros subprodutos do cacau são originados a partir da utilização da sua polpa, tais como: suco, geleia, destilados finos e sorvete.

Cacau

Foto: Pixabay

Propriedades medicinais do cacau

O cacau possui propriedades medicinais que faz com que ele possa combater algumas doenças relacionas ao homem. Entre as principais estão: adstringente, amarga, desinfetante, emoliente, nutriente e tônica. Por isso ele pode ser usado no tratamento de afecção pulmonar, anemia, diarreia, disenteria, dor de ouvido, febre, inflamação, malária, otite, sapinho da boca de criança e terçol.

Certamente, um dos produtos mais consumidos mundo a fora, feito a partir da utilização do cacau, é o chocolate. Sendo assim, ele pode estar relacionado a muitos benefícios e também problemas desenvolvidos pelas pessoas. O chocolate é conhecido por aumentar os níveis de serotonina no cérebro, o que ajuda a regular o bom-humor nas pessoas. A fruta também diminui os sintomas da depressão.

Quando a fruta não é processada, ela preserva sua propriedade antioxidante, fazendo com que os radicais livres sejam combatidos. O consumo do cacau também faz bem ao coração, já que ele dilata a artéria coronária, facilitando o fluxo sanguíneo.

A partir de um dos subprodutos extraídos a partir do processamento do cacau está a manteiga de cacau. Usada como base do chocolate branco, esse produto também é usado na fabricação de muitos cosméticos, desde bálsamo para os lábios, até cremes hidratantes e para tratar dos cabelos.

Na mídia

Pela influência de escritores como Jorge Amado, que carrega elementos da cultura baiana em suas obras, o cacau acabou ganhando status de estrela. Além do mais, algumas obras do escritor viraram filmes e obras televisivas. Somado a tudo isso, a fruta também passou a ser mais conhecida pelo consequente crescimento do mercado do chocolate.

ATENÇÃO: Nosso conteúdo é apenas de caráter informativo. Todo procedimento deve ser acompanhado por um médico ou até mesmo ditado por este profissional.