Publicado por Natália Petrin

Também conhecido como Grande-florescido cactos ou doce perfume do cactos, o cactus, de nome científico Cactus grandiflorus é nativo da Jamaica, mas cresce de forma abundante também no México. Com flores grandes e de coloração branca, o cactus é usado popularmente em lugares como América do Sul, Índia, Oriente Médio, México e algumas partes da Europa para preparar um suco, conhecido como nopales, nopalitos ou suco de pera espinhosa.

Cactus

Foto: Reprodução

Benefícios e propriedades

A planta oferece benefícios mentais e emocionais. Seu consumo proporciona o aumento da circulação do sangue no cérebro e, consequentemente, aumenta o funcionamento dos neurotransmissores. Seu consumo ajuda ainda a aliviar a dor e tem um efeito sedativo, amenizando também a ansiedade e o nervosismo. Além disso, seu consumo ajuda a regular os batimentos cardíacos e a acalmar problemas como palpitações e arritmias. É eficaz também na diminuição da temperatura corporal, enjoo e edema.

Seu consumo pode ajudar também a melhorar o funcionamento intestinal e estabilizar os níveis de glicose no sangue devido à presença de mucilagem que ajuda a absorver a água. Graças à pectina, o cato é eficaz ainda na prevenção e no tratamento de problemas do trato digestivo, pois forma um revestimento no estômago. É auxiliar ainda, segundo estudos, no alívio de sintomas da ressaca como o enjoo e a boca seca.

Quando aplicado diretamente sobre a pele, pode ser usado para amenizar acnes e inflamações cutâneas, inclusive as que são causadas por picadas de inseto. Por ser rico em antioxidantes, o cactus, quando consumido, pode ajudar ainda a prevenir o envelhecimento precoce da pele e a promover a saúde celular, além de desintoxicar o corpo e reduzir as inflamações.

Como consumir?

O suco de cactus pode ser consumido junto à outros sucos, puro, ou pode ser usado no preparo de outros alimentos como geleias e doces. Para que seus benefícios sejam aproveitados de forma completa, no entanto, evite adicionar açúcares.

A quantidade indicada de consumo é entre uma e duas colheres de sopa do suco até três vezes ao dia. Isso será mais do que suficiente para desfrutar de todos os benefícios proporcionados pelo cactus.

Contraindicações e efeitos colaterais

É importante estar atento, no entanto, pois o consumo de cactus pode trazer alguns efeitos colaterais como náusea, diarreia, queimação na boca e aumento de contrações cardíacas. Consulte sempre um médico antes de realizar o consumo, pois o cactus apresenta diversas interações medicamentosas.