Publicado por Stefanie Mouret

Há séculos atrás a medicação natural era a única opção para proporcionar o alívio, prevenção ou tratamento de doenças. A tecnologia e a ciência permitiram, com o passar dos anos, que remédios químicos e fármacos fossem fabricados, transmitindo maior segurança e credibilidade. Atualmente, para melhores resultados e com o devido acompanhamento médico, a medicina natural e farmacêutica pode ser utilizada em conjunto para diversos benefícios. Um grande exemplo é a planta calêndula – que possui o nome científico Calendula officinalis. Originária da Europa, suas folhas e flores são muito indicadas para diversos tratamentos, devido a sua quantidade de propriedades medicinais.

Calêndula

Foto: Reprodução

Propriedades

As principais propriedades da calêndula são: anti-inflamatória, antissépticas, anti-ictéria, antiespasmódica, cicatrizante, expectorante, estimulante, emenagoga, entre outras.

Benefícios

A calêndula é conhecida por muitos graças aos seus efeitos benéficos para o estômago, aliviando e tratando problemas como gastrites, úlceras, abscessos e azias. Por possuir poderosas propriedades cicatrizantes, a planta é eficaz para ferimentos de aspecto geral, como queimaduras, assaduras, frieiras, foliculites, verrugas, veias dilatadas, varizes, cortes, dermatites, acnes e escaras.

Psoríase, cólicas e distúrbios menstruais, artrose, artrite, distúrbios gastrintestinais, gripes e resfriados, infecções de amplo aspecto e muitos outros problemas também podem ser solucionados ou aliviados através da calêndula.

Embora a ciência não confirme, muitos acreditam ainda que a planta é capaz de reduzir o crescimento de células cancerígenas em estágios iniciais e prevenir o seu aparecimento.

Calêndula e a energia

Há quem acredite que, além dos benefícios e propriedades medicinais acima citados, a planta calêndula possa influenciar direta e fortemente na energia que possuímos e lançamos no universo. Ela é tida como a planta do perdão, por isso é indicada para pessoas que têm tendência em guardar mágoas, que são rancorosas, constantemente acham-se injustiçadas ou perseguidas e não conseguem perdoar com facilidade. Pessoas traumatizadas, mal humoradas e sem imaginação para escapar das adversidades da vida podem ser beneficiadas pelo consumo da calêndula e adquirirem outra visão da vida e do mundo.

Como encontrar?

Em farmácias e lojas de produtos naturais pode-se encontrar a calêndula em forma de cápsulas, folhas secas para chá, tinturas e pomadas.

Preparo

Para problemas de origem interna, leve ao fogo um litro de água filtrada juntamente com uma colher de sopa de folhas de calêndula, tampe e deixe ferver. Após 10 minutos de fervura, desligue e aguarde amornar para o consumo. Beba o chá duas vezes ao dia, durante uma semana.

Em caso de problemas de origem externa, amasse as folhas e flores com um martelo de cozinha, as embrulhe num pano fino e limpo, deixe que receba vapor de água quente e utilize-a para massagear o local afetado. Repita o procedimento três vezes por dia.