Publicado por Redação

A camomila, de nome científico Matricaria recutita, é uma das plantas mais comuns na medicina popular e uma das ervas mais antigas já utilizada pela humanidade, famosa por suas propriedades calmantes, sendo também usada na indústria cosmética e alimentícia. Trata-se de uma planta de flores bem pequenas que se assemelham às margaridas. Ela é originária da Europa e da América do Norte, onde é bastante comum sua ocorrência em parques públicos. Seu cultivo ocorre em regiões de clima ameno e no Brasil adaptou-se muito bem à região Sul.

Usos da camomila

Chá de camomila

Foto: Reprodução

Um dos maiores benefícios proporcionados pelo uso de camomila é o fato de que ela atua sobre o sistema nervoso, acalmando e causando uma sensação de bem estar. O que pouca gente sabe é que essa planta é também indicada em casos de problemas de indigestão, onde na maioria das vezes utiliza-se o boldo, outra planta famosa na medicina popular. Na indústria, a camomila é empregada em produtos de beleza como shampoos e condicionadores para cabelos claros, além de embelezar os fios ela ainda atua sobre a pele suavizando-a de forma natural. As partes mais utilizadas da planta são suas flores e folhas.

Os benefícios

A camomila é comumente consumida em forma de chá, e assim como muitas outras ervas o seu processo é aquele que já conhecemos: Ferver a água, adicionar a erva, deixar descansar e coar antes de beber sem a adição de açúcar. Listamos aqui alguns benefícios da camomila e do seu chá.

  • A camomila, como já citamos acima, é uma forte aliada daqueles que vivem em constante tensão e ansiedade, pois atua sobre o sistema nervoso dando uma sensação de bem estar graças às suas propriedades calmantes. A apigenina, um dos flavonoides presentes na erva, é responsável não só pelo controle da ansiedade, mas das típicas enxaquecas causadas pelo estresse. Ela é indicada em tratamentos relacionados à depressão e ainda proporciona uma grande melhora na qualidade do sono, contudo não deixa a pessoa sonolenta o dia todo.
  • O consumo de camomila auxilia as pessoas que sofrem de problemas estomacais – como gastrite e úlcera. As cólicas, que incomodam principalmente as mulheres devido ao período menstrual, e os indesejáveis gases.
  • A camomila ajuda a bloquear o crescimento de células cancerígenas e ajuda as proteínas a corrigir possíveis anomalias presentes no RNA (responsável pelo transporte da informação genética).
  • Na pele, ajuda a tratar conjuntivite e olheiras. Além de deixa-la com um aspecto mais suave com o uso de compressas.
  • O chá da camomila ajuda a impulsionar o sistema imunológico e combater infecções.
  • Graças às propriedades calmantes da erva, ela ajuda no controle da hiperatividade.
  • Auxilia no alívio das dores causadas pela artrite, inflamações e a afastar os resfriados.

ATENÇÃO: Nosso conteúdo é apenas de caráter informativo. Todo procedimento deve ser acompanhado por um médico ou até mesmo ditado por este profissional.