Publicado por Redação

A carqueja, de nome científico Baccharis trimera, é um subarbusto perene que possui até 80 cm de altura, hastes ramificadas, ramos trialados, folhas nulas e flores amarelas que nascem agrupadas e formando bolas. Originária do Brasil, esta planta com propriedades medicinais é bastante utilizada na forma de chá para tratar diversas condições de saúde, dentre as quais a melhoria da circulação sanguínea e da digestão, além de facilitar o processo de emagrecimento.

Popular por causa de seu gosto amargo, a carqueja é uma grande aliada da nossa saúde. Os benefícios proporcionados por esta planta se devem a algumas de suas substâncias, como as saponinas, os compostos fenólicos, flavonas e flavonoides.

Os benefícios da carqueja

A carqueja foi reconhecida cientificamente por baixar o nível de glicose no sangue, mas os seus benefícios não param por aí! O uso da planta também pode auxiliar no tratamento de casos como os seguintes:

  • Fortalecimento do estômago;
  • Funções intestinais;
  • Afecções febris, gástricas, intestinais, das vias urinárias, hepáticas e biliares;
  • Purificação do sangue;
  • Ajuda a combater as inflamações;
  • Combate a má circulação;
  • Auxilia no combate ao reumatismo;
  • Combate a impotência sexual masculina;
  • É eficaz contra os sintomas de resfriados e gripes, inclusive como antitérmico;
  • Diurético e depurativo recomendado também contra diarreia e fraqueza orgânica.
Carqueja

Foto: Reprodução

A carqueja também ajuda a emagrecer

Além dos benefícios anteriormente citados, a carqueja também auxilia no processo de emagrecimento, principalmente se for tomado antes de uma ocasião de comemoração em que possa ocorrer abuso alimentar, pois ajuda a diminuir o apetite. Além disso, o chá da planta sem açúcar vem sendo utilizado como um complemento a uma dieta equilibrada prescrita por nutricionistas.

Como preparar o chá de carqueja?

Para aproveitar os benefícios proporcionados pela carqueja, basta preparar um chá com as suas folhas, seguindo a seguinte receita:

Ingredientes:

– Duas colheres de sopa de folhas picadas de carqueja;
– 500 ml de água.

Modo de preparo:

Adicione os ingredientes numa panela e deixe ferver por cerca de 5 minutos. Tampe, espere amornar, coe e beba em seguida. Recomenda-se a ingestão diária de até 3 xícaras deste chá por dia.

Precauções

O chá de carqueja é contraindicado durante a gravidez e amamentação e não deve ser utilizado em doses elevadas, pois pode causar indigestão.

ATENÇÃO: Nosso conteúdo é apenas de caráter informativo. Todo procedimento deve ser acompanhado por um médico ou até mesmo ditado por este profissional.