Publicado por Stefanie Mouret

Originária do Brasil, a catuaba possui o nome científico Anemopaegma mirandum. É encontrada em diversas regiões do país como uma árvore de porte pequeno – atinge no máximo 03 metros –, podendo haver variações. Por ser considerada uma planta medicinal, já por muitas décadas tornou-se tema de estudo de cientistas e pesquisadores que insistem em descobrir se o conceito popular acertou sobre suas crendices na planta catuaba.

Catuaba

Foto: Reprodução

Propriedades

As principais propriedades medicinais da catuaba são: afrodisíaca; antioxidante; ansiolítico; antimicrobiano; diurético; estimulante; expectorante e vasodilatador.

Benefícios e indicações

O consumo da catuaba é indicado para pessoas que sofrem de bronquite crônica; neurastenia; insônia; depressão; nervosismo excessivo; fadiga; esgotamento mental e físico; falta de concentração e memória; entre outras.

Embora possa proporcionar diversos benefícios ao organismo, a catuaba é conhecida nacionalmente por suas propriedades afrodisíacas e vasodilatadores. Em conjunto essas propriedades prometem eliminar a frigidez, impotência sexual e a falta de apetite sensual. Ela é fortemente consumida para essa finalidade, já que promete eliminar a frigidez, aumentar a sensibilidade dos órgãos genitais da mulher e o tempo de ereção do homem. Apesar de ser indicada para ambos os sexos, seus resultados costumam aparecer com maior agilidade nos homens.

Contraindicações

Crianças menores de 12 anos, mulheres gestantes ou lactantes, pessoas com distúrbios cardíacos e com glaucoma não devem consumir a catuaba.

Como consumir?

Para definir como a catuaba será preparada e utilizada, é preciso ter ciência de que você pode encontrá-la em várias formas e deve descobrir qual considera mais prática e melhor para a sua necessidade. É possível encontrá-la através de pílulas (cuja bula e posologia devem ser seguidas), tintura, cascas da planta, bebidas e catuaba ou seu pó.

No caso do pó, separe uma bebida que você goste, como um suco natural ou uma vitamina, e acrescente uma colher de sopa do pó de catuaba. Mecha bem e repita o procedimento entre duas e três vezes por dia.

Se encontrar a catuaba em bebida, é importante tomar cuidado e ler atentamente todos os ingredientes, pois muitas bebidas de catuaba contêm álcool, gengibre, cachaça e outros ingredientes ao qual seu organismo pode não se adaptar. Se encontrar uma bebida de catuaba que lhe agrade e considere saudável, consuma em pequenas quantidades uma vez ao dia.

As cascas da catuaba devem ser levadas ao fogo juntamente com meio litro de água. Tampe a chaleira e deixe ferver por 10 minutos. Aguarde esfriar e beba o chá duas vezes por dia. Ele pode ser consumido tanto quente quanto gelado.

A tintura deve ser utilizada em pequena quantidade num copo com um pouco de suco de limão e um pouco de água. Misture bem e beba uma vez ao dia.