Publicado por Redação

A planta medicinal cavalinha, é conhecida entre muitas utilidades por ser uma excelente emagrecedora, ajudando a desinchar e queimar gorduras.

Cavalinha

Foto: Reprodução

Tem função adstringente, diurética, anti-inflamatória, desintoxicante, além de ter conter alta concentração de potássio e cálcio.

Eficaz no tratamento das hemorragias, a cavalinha é uma erva muito rica em sílica, contribuindo também para a reparação dos tecidos, crescimento dos cabelos e das unhas e auxiliando na prevenção da osteoporose.

Seus benefícios para a saúde

O chá de cavalinha pode ser usado para diversos fins medicinais. É eficaz no tratamento de enfermidades como pedra nos rins e na vesícula, pressão alta, retenção de líquidos e inchaço, cistite, úlcera, estresse, ansiedade, reumatismo, osteoporose, anemia, menstruação excessiva, dores de cabeça e febre. Para o tratamento de acidez no estômago, deixe a erva secar ao sol, queime-a, misture as cinzas em um copo de água e tome. A cavalinha contém algumas enzimas em sua composição, sendo eficaz desta forma na eliminação de germes e parasitas do organismo.

O óleo de cavalinha pode ser usado como fungicida, eliminando o mofo e a ferrugem dos móveis ou partes da casa e da roupa. Seu consumo regular fortalece o organismo contra o reumatismo, artrites e dores nas articulações, além de inflamações na próstata, uretra ou da bexiga e de acelerar a cicatrização.

O emagrecimento com a cavalinha

Sua ação diurética ajuda a eliminar toxinas, além de evitar a retenção de líquidos, fazendo com que o corpo desinche. Além disso, acelera o metabolismo potencializando a queima de calorias, reduzindo desta forma peso e medidas. O consumo da cavalinha também ativa a circulação sanguínea que unida à função antioxidante da erva, reduz significativamente a aparência das celulites do corpo. Com sua ação adstringente, é benéfica também por reduzir a oleosidade da pele, evitando o surgimento de espinhas, melhorando a elasticidade da pele no combate à flacidez e fortalecendo unhas e cabelos.

Como fazer o chá?

Ferva 500 ml de água, desligue o fogo e adicione duas colheres de sopa de chá de cavalinha. Abafe por aproximadamente 5 minutos, coe e beba todo o líquido ao longo do dia.

Chá de cavalinha com abacaxi

Esquente um litro de água até ferver, desligue o fogo e adicione 50g de ramos frescos de cavalinha e 100g de casca de abacaxi. Deixe em infusão por 10 minutos, coe e beba quente. A dose recomendada é de duas a três xícaras ao dia.

Contraindicações

O chá não deve ser consumido por pessoas que têm pressão baixa ou gestantes. Consulte um médico para receber orientações antes de iniciar o consumo.

ATENÇÃO: Nosso conteúdo é apenas de caráter informativo. Todo procedimento deve ser acompanhado por um médico ou até mesmo ditado por este profissional.