Publicado por Redação

Vinda da Europa e Ásia, a planta de nome Celidônia é conhecida também como erva das verrugas e erva andorinha. Capaz de atingir até 80 cm de altura, suas flores são amarelas/douradas lembrando buquês pequenos, suas folhas são verde claras na parte inferior e verde mais forte na superior, e ainda produzem frutos. Todas as partes da planta podem ser usadas para fazer chás e preparados que trazem diversos benefícios ao organismo.

Planta Celidônia

Imagem: Reprodução

Os benefícios e propriedades da celidônia

A celidônia possui propriedades diuréticas, espasmolíticas e antimicrobiana. É capaz de eliminar verrugas e calos, além de tratar úlceras escrofulosas e feridas, e ter serventia como sedativo local. Serve ainda para aliviar e curar inflamação na garganta e problemas digestivos, já que ela reduz os movimentos do sistema digestivo e assim evita possíveis desconfortos.

As propriedades diuréticas da celidônia também são excelentes, pois faz o intestino e bexiga funcionarem melhor, evitando possíveis disfunções e limpando o organismo. Ao passo que o intestino e bexiga eliminam as toxinas do organismo e tudo o que há nele em excesso, elimina-se peso e inchaço, sendo uma ótima opção para quem deseja perder uns quilinhos extras.

Quem constantemente sofre de algum tipo de infecção causada por fungos e bactérias também é beneficiado do uso da celidônia, já que suas propriedades antimicrobianas inibem o desenvolvimento dos micróbios, fungos e bactérias, evitando que eles se proliferem no organismo ou permaneçam nele.

Como utilizar a celidônia

A celidônia é capaz de curar ou ser tratamento complementar para diversos males, mas cada um deve ser tratado da forma correta. Não adianta, por exemplo, tomar chá de celidônia para aliviar problemas de pele. Assim, aprenda agora como utilizar a celidônia e seus benéficos em forma de chá, preparado e vinho.

Se você sofre algum tipo de infecção na vesícula, separe uma garrafa de vinho branco, 5 colheres de sopa da planta seca e algumas sementes de anis. Deixe descansar por uma semana, então coe e esprema. Beba 1 taça antes das refeições principais até a bebida acabar.

Para tomar o chá, amasse 1 folha fresca de celidônia e a coloque numa xícara de chá com a água ainda quente. Tampe e deixe descansar durante toda a noite. Na manhã seguinte, coe e tome o chá ainda em jejum. É o chá ideal para eliminar cálculos biliares e ativar as funções hepáticas.

Para problemas de pele, amasse as folhas, enrole-as em um pano limpo e sobreponha-as sob uma panela de água fervente, sem que se molhem. Deixe o vapor penetrar o pano e amolecer as folhas. Então, quando estiver morno coloque no local machucado, dolorido ou com verruga e deixe permanecer por até meia hora. Repita o procedimento 3 vezes por dia durante 7 dias. Caso o local não melhore definitivamente neste período, repita por mais uma semana, 2 vezes por dia, até que o problema que lhe aflige desapareça totalmente.

ATENÇÃO: Nosso conteúdo é apenas de caráter informativo. Todo procedimento deve ser acompanhado por um médico ou até mesmo ditado por este profissional.