Publicado por Débora Silva

A centella asiática, também conhecida como Gotu Kola, é uma planta medicinal muito utilizada na medicina estética, sendo bastante conhecida devido aos seus poderes emagrecedores, firmadores da pele e na luta contra a celulite. É uma planta encontrada em países do leste europeu e em alguns países da América do Sul, como a Venezuela e o Brasil. A planta já é utilizada na medicina hindu há mais de três mil anos. O óleo da centella asiática é extraído de suas folhas e apresenta cor verde e odor e sabor suave característicos.

Centella asiática

Foto: Reprodução

Propriedades da centella asiática

A planta possui propriedades vasodilatadora, calmante, refrescante, antirruga, anti-celulite e diurética. Tem poder drenante, eliminando líquidos e toxinas acumuladas, auxiliando no processo de emagrecimento (a centella não elimina gorduras, e sim os líquidos). A planta melhora a microcirculação, eliminando os líquidos que causam a celulite, causados devido ao inchaço e inflamação tecidual.

Benefícios              

Entre os benefícios proporcionados pela centella asiática destacam-se os seguintes:

  • Melhoria da memória;
  • Auxílio na cicatrização de feridas;
  • Alívio de contraturas musculares;
  • Purificante do organismo;
  • Fortalecimento dos vasos sanguíneos, prevenindo e tratando problemas circulatórios, entre eles, as varizes e peso nas pernas;
  • Regeneração da pele e de outros tecidos orgânicos;
  • Aumento da produção de colágeno, dando mais firmeza à pele;
  • Anti-inflamatória.

Como utilizar?

O óleo de centella asiática pode ser usado como auxiliar em massagens relaxantes e anticelulites (tenha atenção à indicação de uso na embalagem do produto).

Para evitar reações alérgicas, faça um teste antes do uso: aplique um pouco do óleo na parte interna do braço e aguarde aproximadamente 60 minutos. Em caso de qualquer reação, suspenda o uso.

O consumo da centella asiática pode ser feito na forma de chá, que é comercializado em casas de produtos naturais, hipermercados e farmácias ou em forma de cápsulas.

Modo de preparo do chá

Em uma panela de vidro ou de ferro, coloque meio litro de água filtrada e uma colher (sopa) da erva seca. Leve a panela ao fogo e desligue assim que a água levantar fervura. Tampe a panela por cerca de dez minutos. Coe quando a mistura estiver morna e beba sem adoçar ou adoçado com mel. É recomendada a ingestão de, no mínimo, duas xícaras de chá ao dia.

Contraindicações

A centella asiática não deve ser utilizada por gestantes, lactantes e pessoas com problemas de gastrite, úlceras e problemas estomacais em geral.