Publicado por Priscila Melo

A citronela é uma planta medicinal muito utilizada e conhecida pela sua utilidade como repelente para vários tipos de isentos, principalmente contra as moscas, mosquitos e formigas. Veja agora como podem ser extraídas e utilizadas corretamente.

Citronela

Foto: Reprodução

Origem

A citronela, conhecida cientificamente, cymbotogon nardo, é uma planta da família gramínea que ficou muito conhecida por fornecer matéria prima (que é o seu óleo essencial) para a fabricação de repelentes contra diversos tipos de mosquitos e borrachudos. Originário da ilha de Java, na Indonésia, faz parte das partes das plantas aromáticas.

Características

A citronela é uma planta de clima tropical, que não é muito exigente quanto ao seu solo, porem é recomendado que seja plantada em solo fértil e úmido.

A sua aparência consiste em uma forração herbácea e a sua principal característica é que ela produz uma substancia que além de ser repelente possui um aroma muito agradável. Possui folhas longas chamadas de lanceiformes.

Propriedades, benefícios e uso

Entre as principais propriedades da citronela temos sua ação: insetífuga, calmante, bactericida, febrífuga, sudorífica e carminativa. O óleo da citronela é rico em geraniol e citronelal.

Essa planta pode ser usada para tratar febres intestinais, distúrbios digestivos, também é utilizada como repelente para vários tipos de insetos e na aromaterapia.

Pode ser usada em forma de pó, em folhas ou em óleos. Veja como:

  • Para fazer um repelente de citronela você deve cortar alguns pequenos pedaços da folha desta planta e em seguida você deve colocar em um prato. Troque as folhas diariamente.
  • O repelente no jardim: você pode cultivar a planta em um local que possua muita ventilação, com isso, quando o vento bater nas folhas o aroma será levado pelo ar, mantendo os mosquitos afastados.
  • Óleo e vela de citronela: tanto o óleo quanto a vela podem ser encontrados no mercado. Ao acender a vela o aroma exalado se torna um repelente de isentos. Os óleos e loções são passados no corpo, geralmente no verão ou em regiões litorâneas, onde a quantidade de mosquitos é maior.
  • Extração caseira do óleo: é possível fazer a extração do óleo da citronela em casa, porem não é um processo simples, você deve colocar as folhas com um pouco de agua em uma panela de pressão e o vapor que sair de lá vai conter o óleo essencial. A dificuldade vai estar em extrair o óleo do vapor.

Contraindicações e efeito colaterais

Até o momento não foi encontrada nenhuma contra indicação para o uso da citronela, porém como efeito colateral ela pode vir a causa alergia na pele.