Publicado por Natália Petrin

O cominho é uma planta da família das Umbelíferas, anual e de raízes brancas e fibrosas. Seu caule, ereto estriado e ramoso, pode chegar aos 40 cm de altura, e suas folhas são usadas como condimento. A planta chegou ao Brasil, provavelmente, no descobrimento do país.

Cominho

Foto: Reprodução

Propriedades e benefícios

Com propriedades aromáticas, emenagogas e oleaginosas, a planta é muito útil no tratamento de doenças nervosas do estômago e dos intestinos, sendo útil ainda no combate ao ingurgitamento dos seios, dos testículos e da cera dos ouvidos. Pode ser usada ainda no tratamento de diversos tipos de gastrite, digestão difícil, flatulência e inapetência. Além disso, age como laxante devido às suas propriedades antifúngica e antimicrobiana, e pode ser um excelente medicamento para tratar ferimentos no trato anal.

O chá das sementes é indicado também para pessoas que sofrem com asma e bronquite, pois em sua composição, possui alguns estimulantes naturais que auxiliam o corpo a eliminar estas condições. Age também como um relaxante natural, principalmente quando usada na forma de óleo essencial, pois dessa forma possui efeito tranquilizante e induz ao sono.

Suas propriedades são úteis ainda na medicina veterinária, além de ser utilizada para essências aplicadas na perfumaria e em determinados tipos de queijo e de pão. As folhas são servidas para as cabras de forma a fazer com que o leite aumente, e esse efeito também é visto em mulheres devido às grandes quantidades de ferro e timol. Essas propriedades fazem com que o cominho seja indicado ainda àqueles que tem problemas de anemia: uma colher de chá de cominho diariamente é o suficiente para tratar a condição de anemia nutrindo o organismo com o ferro. O timol, unido ao fósforo, é responsável ainda pela eliminação das toxinas do organismo de forma que o consumo de cominho auxilia ainda a evitar o surgimento de furúnculos, erupções e espinhas.

Como consumir?

As sementes podem ser usadas no tempero de carnes, assados, pães, molhos, saladas, sopas, feijão, grão de bico, lentilha, doces, bolos e queijos, por exemplo. O chá das folhas concentra suas propriedades medicinais citadas anteriormente, e suas sementes destiladas são usadas na produção de licores, queijos e salsichas.

Contraindicações e precauções de uso

O consumo de cominho é contraindicado para crianças, pois na forma de essência, principalmente, possui efeitos convulsivos. Antes de iniciar o tratamento com um medicamento natural, procure orientação médica, pois até mesmo as plantas possuem interações medicamentosas e devem ter seu consumo avaliado por um profissional.