Publicado por Natália Petrin

O confrei é uma erva que cresce no formato de uma pequena touceira, grande na base e menor na parte superior. Apesar de apresentar flores, a planta não produz frutos nem sementes por ser uma herbácea híbrida. Suas folhas podem ser usadas, após a geada, para preparação de terrenos para plantio, uma vez que formam um fertilizante ideal devido à presença do potássio. De nome científico Symphytum – com significado grego “crescer junto” – a planta é conhecida também pelos nomes de consolida, consolida-maior, erva-do-cardeal, língua-de-vaca, orelha-de-burro, entre outros.

Confrei

Foto: Reprodução

Benefícios e propriedades

Trazida ao Brasil em 1980 do centro e do norte da Europa, o confrei possui inúmeros benefícios derivados de suas propriedades medicinais. Suas propriedades envolvem o ácido fólico, ascórbico, tânico, nicotínico, galo-tânico, pantatênico, vitaminas A, B1, B2, B12, C, E, amido, carboidratos, cálcio, ferro, fósforo, potássio, proteínas, entre outros. Age como adstringente, combatente da anemia, antiasmático, anticancerígeno, laxante, hidratante, regenerador celular, calmante, anti-inflamatório, combatente do diabetes e da leucemia, além de cicatrizante e tônico. Entre seus princípios ativos estão o amido, tanino, mucilagem e alantoína. É indicado para o tratamento de inflamações, reumatismo, micoses, dermatites, espinhas, tuberculose, psoríase e feridas abertas. É um ótimo tratamento para casos de gripes e crises de bronquites.

Como usar?

Para tratamento de úlceras varicosas, feridas, queimaduras e hematomas, coloque uma colher de sopa de folhas frescas com meio copo de água em um pilão. Amasse e em seguida coe com um pano. As compressas devem ser aplicadas o local afetado durante uma semana.

Em caso de úlceras duodenais e estomacais, use a proporção de uma xícara de água para uma colher de sopa do rizoma da planta. Ferva a água, e em seguida coloque o rizoma. Tampe e deixe repousar por aproximadamente dez minutos. Após esse período, coe e tome uma xícara duas vezes ao dia, preferencialmente dez minutos antes das principais refeições.

Se o que você quer tratar é a gastrite, coloque cinco colheres de sopa do rizoma em uma garrafa de vinho branco e tampe. A maceração deve durar trinta dias em local escuro. Chacoalhe algumas vezes nesse período. Coe e consuma um cálice, duas vezes ao dia e preferencialmente dez minutos antes de suas principais refeições do dia.

Caso o seu problema sejam as fissuras anais e de mama, use a proporção de três colheres de sopa das folhas frescas e três colheres de sopa de quiabo verde para cada meio litro de água. Deixe macerar por uma noite, coando no dia seguinte. Aplique com chumaços de algodão.

Contraindicações e efeitos colaterais

O confrei é contraindicado para mulheres gestantes ou em fase de lactação. Entre seus efeitos colaterais, estão as irritações gastrointestinais.