Publicado por Redação

O cordão de frade, conhecido também como cordão de São Francisco, é excelente para as articulações e pulmões. Sua espécie é a Leonotis nepetaefolia, pertencente à família Labiatae. Com origem na África oriental, hoje é possível encontrá-la na Ásia e em toda a América.

Chá de cordão de frade

Foto: Reprodução

Sua produção é anual e se dá por sementes. A altura da planta varia entre seis e sete centímetros. Suas folhas são macias e perfumadas e se parecem com bolas de espinhos, a cor que predomina é a laranja.

Propriedades e benefícios

O seu maior benefício aplica-se em crianças debilitadas, já que ela ajuda a aumentar os glóbulos vermelhos e também a capacidade do corpo se defender contra outras doenças. O chá ajuda principalmente com problemas respiratórios, como asma, infecção pulmonar, rinite e sinusite. Além de limpar os pulmões, reduzir o catarro e ser ótimo para curar tosses secas e dores de garganta. Para isso, faça um gargarejo com o chá de manhã e à noite.

O cordão de frade também auxilia nos problemas de estômago, cólica, fraqueza, reumatismo, cistite, nevralgias, febre e malária.

Suas propriedades:

  • São ótimas para quem sofre de problemas nos rins;
  • Aliviam os gases e é recomendada para dores abdominais;
  • Ajudam a aliviar a circulação do sangue e desincha o pé depois de um longo dia.

Além de todos os seus benefícios medicinais, a planta pode ser usada também como um condimento na cozinha. Suas folhas podem ser usadas tanto em saladas como em molhos.

Cordão de frade para a felicidade

Essa planta é considerada a erva da frustação e pode ser aplicada tanto em crianças como em adultos, pois age como uma erva fitoterápica, deixando a pessoa calma e serena diante de situações estressantes. Contos populares relatam que o Cordão de Frade é estimulador da sensação de coragem.

Contraindicações

Não é recomendado o uso da folha como fumo, pois usada dessa forma pode provocar uma ação psicoativa que pode ser comparada inclusive com o efeito da maconha. Antes de começar a fazer uso dessa planta medicinal, consulte um médico.

Como fazer o chá de cordão do frade?

Em um 1 litro de água, coloque duas colheres de sopa de erva, deixe no fogo até levantar fervura e tampe. Deixe a infusão abafada durante 10 minutos. Coe o chá e adoce com açúcar ou mel a gosto.

ATENÇÃO: Nosso conteúdo é apenas de caráter informativo. Todo procedimento deve ser acompanhado por um médico ou até mesmo ditado por este profissional.