Publicado por Redação

O cupuaçu é chamado cientificamente de Theobroma grandiflorum. Fruta originária do Brasil, o cupuaçu pertence à família Malvaceae. Suas características são: casca dura, forma elíptica e pesa em média 1.250 g.

Quase metade do seu peso corresponde à polpa, que é rica em proteínas, fósforo, ferro e vitaminas, como C, que é excelente para evitar infecções, gripes e reforçar o sistema imunológico; como a B1, que previne o estresse e tonifica os músculos; como a B2, que aumenta o número de hemácias; como a B5 que reforça o número de anticorpos.

Outra substância encontrada na polpa do cupuaçu são as fibras, que evita o acúmulo de toxina no organismo, além de combater a prisão de ventre. Mas não só a polpa é boa para a saúde, como também as sementes são ótimas aliadas do bom funcionamento do intestino.

Características e benefícios do cupuaçu

O cupuaçu é chamado cientificamente de Theobroma grandiflorum

O cupuaçu é amplamente utilizado pela indústria alimentícia (Foto: depositphotos)

A polpa do cupuaçu é utilizada amplamente pela indústria para diversos fins. A primeira é a alimentícia que faz geleias, pudins, cremes, sucos, doces, recheios, coberturas, sorvetes, iogurtes entre outras delícias.

Outra novidade relacionada ao cupuaçu é que ele pode ser utilizado na fabricação de chocolate, em substituição do cacau. A ideia é usar a semente que, depois de seca, fermentada, torrada e moída fica com uma textura e sabor muito parecidos com o chocolate tradicional, só que sem a cafeína e a teobromina, presentes no cacau.

Veja também: Êritreia

Produção do cupuaçu

Os estados do Amazonas e Pará são os principais produtores do Cupuaçu, porém alguns lugares da Bahia e Espírito Santo estão começando a produzir.

Por um tempo, houve um impasse com o Japão que registrou o nome cupuaçu somente para uso próprio, porém esse documento foi cancelado por uma força conjunta entre países da União Europeia, Estados Unidos e o governo brasileiro.

Cultivo

Típico da região do Norte do Brasil, o cupuaçu se adapta bem a solos profundos e com boa retenção de água. O florescimento na região de Manaus ocorre entre os meses de maio a setembro. E a colheita se dá depois de 4,5 ou 6 meses depois, podendo iniciar em outubro ou junho até março.

Veja também: Cantarelo

Dados gerais

Cada cupuaçu tem, em média, a cada 100 gramas: 49 calorias, 10,4g de carboidrato, 0,48 a 0,65g de gordura total, 2% de acidez, 0,53 a 1,92% de proteínas, 0,5 a 2,47 de fibras totais e sólidos solúveis de 10 a 14,5.

Como você pode ver, o cupuaçu é uma fruta riquíssima e cheia de sabor. Aproveite para conhecer tudo o que a natureza brasileira tem para oferecer.

ATENÇÃO: Nosso conteúdo é apenas de caráter informativo. Todo procedimento deve ser acompanhado por um médico ou até mesmo ditado por este profissional.