Publicado por Redação

Conhecido cientificamente como Codonopsis pilasulae, o dang shen é originário da China. Ele é um dos remédios tonificantes mais utilizados na fitoterapia chinesa e possui propriedades suavemente vivificantes, como o ginseng. É chamado também de raiz pilose de Asiabel. Conheça um pouco mais sobre essa erva agora mesmo.

Características

É uma erva constante, de raiz cilíndrica, com diâmetro entre 1 a 1,7 cm. A cor da sua superfície exterior é marrom ou amarela. É uma planta herbácea que possui várias categorias. Todos crescem no norte da China, mas o melhor deles é o que cresce nas montanhas das províncias de Gansu e de Shaanxi.

Propriedades e benefícios

A raiz do dang shen possui propriedades muito semelhantes às do ginseng. Ele é um adaptogénio, estimulante e também tônico.

É muito usado por pessoas que acham o ginseng um estimulante muito forte. Isso acontece porque o dang shen possui ação de adaptogénio menos prolongada e menos forte que o ginseng. Essa erva estimula também o sistema imunológico, fortalece o corpo, rejuvenesce e ajuda na recuperação de doenças crônicas, reduzindo o esforço e estimulando o apetite.

Dang shen

Foto: Reprodução

O dang shen auxilia no tratamento da anemia crônica, pois ajuda a aumentar os níveis de hemoglobina e de glóbulos vermelhos, sendo muito útil no tratamento deste tipo de anemia. Essa erva ajuda a reforçar os pulmões, o baço e o estômago. Promove a produção de líquidos, nutre o sangue, auxilia na circulação sanguínea do corpo e tonifica o baço. O chá dessa erva, na China, é muito tomado pelas lactantes para estimular a produção de leite. A raiz seca dessa planta auxilia no tratamento de tosse.

Como fazer o chá?

Para fazer o chá você deve utilizar dois pedaços da raiz dessa planta. Coloque-os em uma panela com 500ml de água e leve ao fogo. Após levantar fervura, desligue o fogo e deixe a panela tampada por 10 minutos. Em seguida o chá está pronto para ser bebido.

Contraindicações e efeitos colaterais

Até o momento não foram registradas contraindicações ou qualquer tipo de efeito colateral quanto ao uso do dang shen, porém o uso em excesso de qualquer tipo de erva pode vir a causar efeitos indesejados.

ATENÇÃO: Nosso conteúdo é apenas de caráter informativo. Todo procedimento deve ser acompanhado por um médico ou até mesmo ditado por este profissional.