Publicado por Redação

A digital é uma planta venenosa, mas que é amplamente utilizada na decoração dos ambientes e em jardins. Seu nome científico é Digitalis purpúrea e sua família é a Scrophulariaceae.

Popularmente ela é chamada de dedaleira, por conta do seu formato que se assemelha a um dedal utilizado para costura, ou é conhecida também por campainha, por conta do seu formato que lembra um sino.

No seu ciclo de desenvolvimento, a digital pode chegar a ter 1,40 metros de altura. Seu caule é cheio de folhas, ereto e verde. O seu fruto é uma cápsula e suas flores juntam-se em forma de cachos.

Por conta da forma como se concentram, a digital é muito utilizada para ornamentação de festas e ambientes. Embora, seja venenosa. Suas flores brancas ou rosadas dão um charme especial em qualquer tipo de decoração.

O nome científico da digital é Digitalis purpúrea

Essa planta é amplamente utilizada para ornamentação e jardins (Foto: depositphotos)

Características da digital

O período de floração da digital acontece na primavera e verão e dificilmente ocorre em lugares frios, embora seja nativa da Europa.

Ela é muito encontrada no Brasil, por ser um país tropical, bem como em outras nações com climas semelhantes, como a Colômbia e Venezuela.

Se você está pensando em cultivar a digital em sua propriedade, saiba que ela precisa ficar exposta ao sol e seu solo tem que ser bem umedecido todos os dias. É preciso também que o solo seja fértil e enriquecido com adubos orgânicos, para que a digital se desenvolva com mais qualidade.

Veja também: Crista de galo

Beleza da digital

A beleza das flores da digital vem, sobretudo, do seu formato em cachos que lembram pequenos sinos e também por conta das suas cores, que podem ser três: roxa e branca.

O mais curioso é que alguns genes presentes na planta fazem com que em determinadas partes, as cores fiquem mais escuras que em outras.

E bem próximo ao seu miolo, apareçam pigmentos mais fortes, caracterizando seu aspecto estampado e diferente em cada pétala. Chama a atenção, as bolinhas bem próximas ao centro que dão ainda mais charme às flores da digital.

Cuidado com o veneno da digital

Apesar de muito bonita, a planta digital é extremamente venenosa. Seus princípios ativos são: digitalinum vera, digitoxina, purpurea-glicosídeo B, digitalina, 30 glicosídeos diferentes e a digitonina.

Veja também: Bamburral

Por isso, nada de consumir a planta, nem em forma de infusões, nem em qualquer tipo de receita. É bom ter um cuidado especial também com as crianças e animais domésticos, pois eles têm o hábito de levar muitas coisas à boca.

Como a fitoterapia usa a digital?

Mesmo sendo tóxica, a planta digital é bastante utilizada como diurética e atua como tônico cardíaco. Porém, somente estará apta para o consumo depois de um tratamento da indústria farmacêutica.

Somente os especialistas sabem extrair os benefícios da digital sem prejudicar a saúde humana.

A principal substância extraída da digital é a digitalina, que é utilizada em remédios para tratamentos de doenças cardíacas.

Esses medicamentos são utilizados em casos de arritmia ou insuficiência cardíaca. Porém, as doses são bem restritas ao conhecimento médico, pois uma alta dosagem pode ser fatal.

Veja também: Erva Ciática