Publicado por Redação

A planta Dois Amores é chamada cientificamente de Euphorbia tithymaloides. Ela pertence à família das Euforbiáceas. Em países como a Espanha é conhecida como Ipecacuana e na França como Ipeca de Saint-Domingue. Em outras regiões do Brasil, principalmente no Amazonas, também é chamada de picão, dois-irmãos e sapatinho-de-judeu.

Na verdade, Dois Amores é uma árvore pequena que pode chegar até três metros de altura. Ela possui poucas folhas, seus ramos são bem suculentos e suas flores são vermelhas e pequenas. Ela é bastante utilizada na ornamentação de ambientes e eventos. Além disso é muito encontrada em jardins de casas e pontos comerciais e ainda como cerca viva.

A Dois Amores também é muito utilizada na medicina. Todas as partes desse arbusto podem ser usadas para fins terapêuticos, principalmente no uso externo.

Benefícios e propriedades da Dois Amores

Todas as partes da Dois Amores partes podem ser usadas para fins terapêuticos

O látex da Dois Amores é tóxico por isso seu uso deve ser orientado por um profissional (Foto: Reprodução/Wikimedia Commons)

O extrato da raiz e o látex, por exemplo, são eficientes vomitivos. O látex isoladamente é cáustico enérgico, acre, calicida e anti-hemorrágico e é indicado, sobretudo, para sífilis, verrugas, úlceras, amenorreia e recuperar carne dilacerada.

Por mais indicado que seja o látex, você só deve utilizá-lo externamente com orientação médica. Internamente, por conta de ser cáustico e tóxico, você deve evitar ao máximo.

Como cultivar uma planta da espécie Euphorbia

A família Euphorbia possui mais de 300 gêneros e 7.500 espécies de plantas. Na maioria das vezes, elas são plantas de retenção de água que se adaptam facilmente a climas áridos.

Para plantar uma Euphorbia é ideal que você tenha uma muda. Tudo é bem simples e é recomendável que você use luvas durante todo o processo: em um recipiente grande (vaso) coloque a raiz da planta e água com composto orgânico. Com uma faca afiada, corte a planta no ponto em que um ramo está crescendo. Na hora que começar a sair o látex você deve lavar a área com água fria e deixar que o corte seque.

Você só vai poder tirar a planta desse vaso depois que a parte cortada secar totalmente. Depois disso, plante-a direto no solo bem drenado, pois ele permite que a planta receba a umidade necessária sem encharcar.

Dália

Escolha um lugar onde receba luz solar todos os dias. Ela não precisa ficar direto ao sol, mas que pelo menos receba uma boa quantidade de luz todos os dias. Caso queira plantar mais de uma Euphorbia, deixe um espaço de 30 cm entre as mudas.

Depois de plantada, você precisa regar regularmente sua Euphorbia. No inverno, isso pode acontecer uma vez na semana (se não estiver chovendo), já no verão, você pode borrifar um spray todos os dias sobre a Dois Amores para ajudar no seu desenvolvimento.

Nos meses mais quentes aproveite para fertilizar a Euphorbia com um adubo 5-10-10 que seja pobre em nitrogênio, a cada duas semanas.

Cuidados com a Dois Amores

E nunca é demais lembrar que o látex que se encontra no caule da planta da Euphorbia é uma defesa natural da planta contra os animais herbívoros. Os ésteres de terpeno podem causar irritações na pele, pois são cáusticos. Por isso, todo cuidado é pouco em ambientes com crianças ou animais domésticos.

Veja mais!