Publicado por Redação

A erva medicinal dong quai, também conhecida como angelica sinensis é uma das ervas mais populares da China. É considerada um dos principais tônicos para as mulheres, uma vez que a planta é capaz de proporcionar ciclos menstruais regulares, trabalhando ainda no alívio das dores de cólicas menstruais. Seu chá é bastante conhecido na Ásia por conter propriedades terapêuticas tanto para a pré quanto para a perimenopausa.

Além disso, a dong quai atua também como remédio reconfortante e relaxante que trabalha ajudando o organismo, fortalecendo a atividade digestiva e hepática, sendo benéfica tanto para mulheres quanto para os homens.

Qual parte da planta deve ser utilizada?

Para o preparo do chá, a parte da planta dong quai que deve ser utilizada envolve as raízes, tendo em vista que é lá que se concentram as substâncias fitoestrogênicas. São essas substâncias que irão tratar sintomas como dismenorreia (dor na menstruação) e metrorragia (menstruação anormal), da pré-menopausa e também amenorreia (ausência de menstruação) e os calores da menopausa.

Dong quai: angelica sinensis

Foto: Reprodução/ internet

Como a dong quai funciona no organismo?

Quando a mulher se encontra com os níveis de estrogênios altos, ficam claras as características da pré-menopausa. Suas substâncias fitoestrogênicas são capazes de reduzir a atividade hormonal ocupando os receptores de estrogênio espalhados pelo organismo feminino.

Já quando o nível abaixa, na menopausa, os fitoestrógenos da planta atuam de modo semelhante ao do estrógeno natural, aumentando a atividade desse hormônio. Os derivados dessa planta estimulam a atividade imunológica de pacientes com câncer, segundo diversas pesquisas realizadas.

Ingerir dong quai em formato de chá pode ajudar o organismo a manter um ciclo menstrual normal e a tratar problemas associados à menstruação, como sensibilidade mamaria e dores menstruais.

Em situações em que a mulher se encontra com ciclos irregulares ou ausentes de menstruação, a erva irá ajudar a estabelecer a regularização, mas somente quando tomada durante vários meses. A planta, contudo, deve ser evitada quando há fluxos menstruais intensos.

Como preparar o chá de dong quai?

Coloque quatro xícaras de água em uma panela esmaltada ou de vidro. Adicione alguns pedaços de galinha cria magra ou carne de boi e uma raiz pequena de dong quai ou metade de uma raiz grande, e deixe ferver.

Quando o líquido estiver reduzido a cerca de uma xícara e meia, desligue o fogo e deixe o caldo amornar, coe e beba.

O chá de dong quai deve ser ingerido uma vez por semana.