Publicado por Redação

Chamada cientificamente de Angélica Sinensis, a dong quai tem origem chinesa. Sua popularidade do Oriente é grande onde são conhecidas, ao menos, nove espécies de dong quai.

Flavonoides, fitoestrogênios e compostos cumarínicos são alguns dos princípios ativos da dong quai.

Os fitoestrogênios são muito atuantes no organismo das mulheres. Por isso, muitas delas tomam o chá de dong quai para dores de menstruação (chamada pelos médicos de dismenorreia), para menstruações irregulares (chamadas de metrorragia) ou nas fases que antecedem a menopausa (amenizando os calores dessa fase) ou no seu ápice, quando ocorre a ausência total da menstruação.

Benefícios e Propriedades da Dong Quai

Mas não é só para mulheres que a Angélica Sinensis serve. Tanto os consumidores masculinos como femininos se beneficiam das propriedades da dong quai para melhorar o funcionamento dos sistemas digestivo e hepático. Por isso, ambos podem tomar o chá e aproveitar dos seus benefícios.

O chá de dong quai também é recomendado para fortalecimento do útero, miomas e endometriose

O chá dessa planta também é indicado para mulheres no seu auge do seu ciclo reprodutivo (Foto: Reprodução/Wikimedia Commons)

Dong Quai para menopausa

Em especial, nas mulheres que estão chegando na menopausa, essas substâncias fitoestrogênicas têm o poder de reduzir a atividade dos hormônios, pois elas acabam por ocupar os receptores do hormônio estrógeno.

Para os organismos femininos que já chegaram na menopausa, os fitoestrôgenios da dong quai são muito indicados pois eles conseguem fazer o papel do estrógeno do corpo feminino e amenizam diversos sintomas que a menopausa provoca, além disso previnem outras doenças relacionadas à essa fase, como câncer, pólipos uterinos e cervicais, entre outras patologias.

Veja também: Dulcamara

Dong Quai para períodos menstruais

O chá de dong quai também é indicado para mulheres no seu auge do seu ciclo reprodutivo que sente muita sensibilidade nos seios durante a menstruação.

Já para jovens que sofrem por conta do seu período irregular da menstruação ou para aquelas que passam meses sem menstruar ou menstruam mês sim e outro não, o chá de dong quai pode regularizar o fluxo.

Mas atenção: se o seu problema são ciclos menstruais volumosos, você deve evitar tomar esse chá, pois ele pode piorar o problema. Ou seja, ele é indicado para situações onde há falhas no sistema reprodutor e isso ocasiona em pouca menstruação ou que ela inexiste.

O chá de dong quai também é recomendado para fortalecimento do útero, miomas e endometriose.

Veja também: Dragão Fedorento

 

Chá de dong quai

Ingredientes

– 30g de raiz de Angélica chinesa;
– 3 xícaras de água.

Modo de fazer

Ferva a água em uma panela e depois que levantar fervura coloque a raiz dentro da água e deixe por dois minutos. Depois disso, desligue o fogo e deixe por mais cinco minutos na panela com tampa. Depois coe e tome.

Contraindicações do dong quai

O chá de dong quai não pode ser ingerido por mulheres que estão grávidas ou que estão amamentando.

Usuários de remédios anticoagulantes ou de comprimidos de uso diário também não podem tomar dong quai. E quem estiver para fazer alguma cirurgia não pode tomar o chá.

Às mulheres, não é recomendado consumi-lo durante os dias de menstruação, para que não aumente o fluxo, exceto se a quantidade estiver muito abaixo do esperado.

Veja tambémDormideira

Homens e mulheres com diarreia também não podem tomar, assim como aquelas que possuem doenças hemorrágicas.  Pessoas com diabetes ou pré-diabéticas podem sofrer de aumento de açúcar depois de ingerir o chá de dong quai.

Veja mais!