Publicado por Redação

O enoki, ou enokitake, é um cogumelo comestível pertencente à família da Physalacriaceae. É originário do Japão, onde é conhecido como enokitake, e possui diversas propriedades que proporcionam benefícios à nossa saúde.

Esta planta também é conhecida por outras denominações, como cogumelo agulha de ouro, devido à sua forma delgada; cogumelo do inverno ou pés de veludo.

Características do enoki

Podemos distinguir dois tipos de enoki: o selvagem e o cultivado, que se diferenciam pelas suas estruturas. O enoki selvagem apresenta coloração marrom; já o tipo cultivado possui caule mais longo e, por crescerem longe da luz, normalmente são brancos.

Quando você for adquirir o enoki, é importante selecionar aqueles que apresentam a textura firme e que estejam brancos, sem manchas no caule e sem viscosidades.

Para que você possa aproveitar todos os benefícios proporcionados pelo alimento, é necessário refrigerá-lo imediatamente após a compra e utilizá-los em até uma semana.

No Japão, o enoki é tradicionalmente utilizado no preparo das sopas, misturados ao missô, mas também pode servir nas entradas e saladas.

Imagem do cogumelo enokitake

Foto: Pixabay

As propriedades e os benefícios do enoki

Os alimentos que possuem ação antioxidante são aliados para combater a ação maléfica dos radicais livres, prevenindo algumas doenças, como o câncer. O enoki é um destes alimentos, uma vez que possui uma elevada quantidade de substâncias antioxidantes, fato comprovado por meio da realização de testes. Além de auxiliar na prevenção e combate do câncer e outras doenças, os antioxidantes também evitam o envelhecimento precoce da pele.

Conta-se que um renomado doutor no Japão, chamado Shigueo Tanaka, comprovou os benefícios do enoki enquanto pesquisava as propriedades do alimento. O doutor estudava as propriedades anticancerígenas do cogumelo na mesma época em que foi surpreendido com câncer no intestino e na pele. A partir de então, o médico inseriu o enoki em sua alimentação para verificar o seu poder de combate às doenças e obteve resultados muito positivos.

O enokitake também possui outras propriedades e benefícios, incluindo uma substância denominada ploflamin, que também reage às células cancerígenas. Além disso, este tipo de cogumelo possui nutrientes como fibras, niacina, proteínas e potássio.

Devido aos seus princípios ativos, o enoki auxilia no fortalecimento do sistema imunológico e pode combater vírus e reduzir alergias. De acordo com um estudo realizado na Universidade de Singapura, as proteínas presentes nas hastes do cogumelo agem para aumentar a produção de citocinas, substâncias que equilibram o sistema imunitário.

ATENÇÃO: Nosso conteúdo é apenas de caráter informativo. Todo procedimento deve ser acompanhado por um médico ou até mesmo ditado por este profissional.