Publicado por Katharyne Bezerra

Existem muitas plantas dispostas na natureza que ainda não passaram por processos científicos.

Ao mesmo tempo, algumas outras já possuem suas propriedades e benefícios comprovados pela ciência, e este é o caso da erva botão, ou como também é conhecida agrião-do-brejo, surucuina ou lanceta.

Planta de nome científico Eclipta alba, pertencente à família da Asteraceae, é composta por substâncias químicas capazes de melhorar as funções do corpo e prevenir o organismo contra agentes infecciosos.

Características da planta

A erva botão é um pequeno arbusto que possui folhas verdes e flores delicadas da cor branca. Trata-se de uma planta silvestre, ereta e tem ramos tenros.

Mais facilmente encontrada na região dos trópicos, no Brasil nasce sem dificuldades em ambientes úmidos. A também chamada de erva-cidreira consegue reproduzir-se através de suas próprias sementes.

Erva botão

Foto: Reprodução/Wikimedia Commons

Propriedades medicinais da erva botão

  • Adstringente
  • Antiofídica
  • Antiviral
  • Cicatrizante
  • Imunoestimulante
  • Laxante
  • Tônica.

Benefícios proporcionados à saúde pelo uso desta erva

A erva botão é indicada no tratamento de pedras nos rins e no mesmo sentido também é capaz de realizar uma proteção pontual do fígado, principalmente no caso de pessoas que estão passando por processos quimioterápico.

Pedras na vesícula, asma e hemorragias são outros problemas de saúde que podem ser eliminados com o uso desta planta.

Com a propriedade antiviral, esta erva funciona como agente defensor do organismo contra gripes. Já por ser considerada cicatrizante, a erva botão auxilia na recuperação de ferimentos, eczemas, queimaduras e até conjuntivites.

Além disso ela é um ótimo laxante, fazendo com que o intestino trabalhe mais corretamente e facilitando a evacuação.

Ela também auxilia aquelas mulheres que querem ter o sonhado cabelão, pois sua ação tônica potencializa o crescimento dos cabelos.

Além de tudo isso, vale ressaltar ainda a função de reforço do sistema imunológico que esta planta disponibiliza ao organismo. Desta forma, trabalha como um bloqueador de agentes infecciosos, prevenindo o corpo de substâncias toxicas e nocivas à saúde.