Publicado por Redação

Existem muitas plantas dispostas na natureza que ainda não passaram por processos científicos. Ao mesmo tempo, algumas outras já possuem suas propriedades e benefícios comprovados pela ciência.

Este é o caso da erva botão, ou como também é conhecida agrião-do-brejo, surucuina, lanceta ou erva-cidreira. Planta de nome científico Eclipta alba, pertencente à família da Asteraceae, é composta por substâncias químicas capazes de melhorar as funções do corpo e prevenir o organismo contra agentes infecciosos.

Características da planta

A erva botão é um pequeno arbusto que possui folhas verdes e flores delicadas da cor branca. Trata-se de uma planta silvestre, ereta e tem ramos tenros. Mais facilmente encontrada na região dos trópicos, no Brasil nasce sem dificuldades em ambientes úmidos. A também chamada de erva-cidreira consegue reproduzir-se através de suas próprias sementes.

Erva botão

Foto: Reprodução/Wikimedia Commons

Propriedades medicinais da erva botão

  • Adstringente;
  • Antiofídica;
  • Antiviral;
  • Cicatrizante;
  • Imunoestimulante;
  • Laxante;
  • Tônica.

Benefícios proporcionados à saúde pelo uso desta erva

Erva botão é indicada no tratamento de pedras nos rins e no mesmo sentido também é capaz de realizar uma proteção pontual do fígado, principalmente no caso de pessoas que estão passando por processos quimioterápico. Pedras na vesícula, asma e hemorragias são outros problemas de saúde que podem ser eliminados com o uso desta planta.

Com a propriedade antiviral esta erva funciona como agente defensor do organismo contra gripes. Já por ser considerada cicatrizante, erva botão auxilia na recuperação de ferimentos, eczemas, queimaduras e até conjuntivites. Além disso, é laxante, facilitando a evacuação; e atua com a ação tônica de forma benéfica para o crescimento dos cabelos.

Mesmo com todos esses efeitos benéficos, vale ressaltar ainda a função de reforço do sistema imunológico que esta planta disponibiliza ao organismo. Desta forma, trabalha como um bloqueador de agentes infecciosos, prevenindo o corpo de substâncias toxicas e nocivas à saúde.

ATENÇÃO: Nosso conteúdo é apenas de caráter informativo. Todo procedimento deve ser acompanhado por um médico ou até mesmo ditado por este profissional.