Publicado por Redação

Planta conhecida pela extrema beleza ao florescer, possui como nome científico Lagerstroemia indica. É um árvore que serve para tratamento de determinadas doenças, tendo em vista que possui propriedades medicinais e seu tronco também é utilizado para a construção. Pela beleza das flores, a escumilha, como é mais conhecida pelas pessoas, também serve de arborização, deixando os ambientes mais frescos, menos poluídos e, principalmente, mais belos.

Além do nome escumilha, esta árvore pode ser chamada de extremosa, resedá ou árvore-de-júpiter, dependendo da região onde for encontrada.

História e características da planta

Descoberta, inicialmente, em três territórios, hoje a escumilha está presente em várias partes do mundo. Para ser mais exato, alguns historiadores afirmam que a planta teve origem na Índia, Malásia e China.

Escumilha

Foto: Pixabay

A planta é conhecida pelo codinome “musa das calçadas”, tendo em vista que algumas características fazem desta espécie uma ótima opção para ser plantada em frente das casas. Entres estes aspectos estão a beleza peculiar das flores, o porte médio e o fato das raízes não se espalharem de forma agressiva.

Escumilha: propriedades e benefícios

As flores desta planta, que podem ser da cor branca, rosa ou púrpura, são utilizadas para decoração do ambiente. Já o tronco serve na construção. Todavia, são nas raízes, folhas e sementes que encontra-se s as propriedades medicinais da escumilha. Assim, pode-se dizer que a erva age como adstringente, purgativa, diurética, energética e narcótica, quando elimina a sensibilidade de determinada região.

Por esta razão, esta planta pode ser utilizada no tratamento de sarnas, estomatites e aftas. Além disso, ajuda no trato urinário e estimula o corpo a suportar o dia a dia. Para tanto, é preciso utilizar a escumilha em forma de chá. A preparação não é complicada, mas é necessário que a raiz, folhas ou sementes estejam em bom estado de conservação para que possam fornecer uma bebida repleta de benefícios.

ATENÇÃO: Nosso conteúdo é apenas de caráter informativo. Todo procedimento deve ser acompanhado por um médico ou até mesmo ditado por este profissional.