Publicado por Redação

A palavra eucalipto, embora seja conhecida como uma planta, na verdade serve para nomear várias espécies de vegetais do gênero Eucalyptus, que são, geralmente, árvores originárias da Oceania. Porém, como teve facilidade para se reproduzir em solos e climas distintos, é muito comum no Brasil.

Eucalipto

Foto: Reprodução

Comumente chamado de eucalipto, a planta possui cheiro refrescante e é utilizada na composição de produtos de limpeza, repelentes de insetos e cosméticos. Mas não é só isso, o eucalipto pode ser usado na medicina natural para tratar doenças do sistema respiratório, dores reumáticas ou inflamações.

Propriedades e benefícios do eucalipto

Rico em substâncias antissépticas, anti-inflamatórias e antiespasmódicas, a planta auxilia no tratamento de doenças no sistema respiratório, elimina dores reumáticas e musculares, combate infecções do trato urinário e trata inflamações na garganta.

Sistema respiratório

Doenças como asma, bronquite, tosse e sinusite podem ser curadas ou controladas com o uso do eucalipto. Suas ações são justificadas pelas ações anti-inflamatórias, expectorantes e também pelo cheiro forte que, ao ser inalado, amolece as secreções acumuladas nas cavidades nasais ou pulmonares.

Dores

As propriedades do eucalipto ainda são benéficas para tratar dores musculares e reumáticas, como a dor no nervo ciático, maior nervo do corpo humano que vai da região lombar até as pernas.

Dor de garganta

Rica em propriedades anti-inflamatórias e de cheiro e sabor fortes, a folha de eucalipto pode ser mascada para eliminar a dores causadas pela inflamação na garganta.

Mas o eucalipto também:

  • Previne espasmos
  • Auxilia no tratamento da gripe
  • Diminui a febre causada por infecções
  • Tira a dor da nefrite
  • Combate a gangrena pulmonar
  • Controla diabetes
  • Ativa a circulação sanguínea
  • Age como antisséptico

Como usar o eucalipto

As folhas de eucalipto podem servir para fazer essências para o tratamento através da aromaterapia, óleos essenciais para massagens, pastas para compressas ou chás para tratar o organismo humano de dentro para fora.

Receita de chá de eucalipto

Para preparar o chá de eucalipto, colha as folhas frescas ou compre pacotes com elas desidratadas. Coloque uma colher de sopa em uma xícara. Ferva água e adicione as folhas. Abafe por 10 minutos, coe em um pano de prato limpo ou peneira fina e tome morno três vezes ao dia – antes do café da manhã, no almoço e antes de dormir.

Para dar sabor ao chá, é possível adicionar na receita gotas de suco de limão, que além do sabor cítrico, carrega propriedades antioxidantes e mel, que funciona como um adoçante natural.

ATENÇÃO: Nosso conteúdo é apenas de caráter informativo. Todo procedimento deve ser acompanhado por um médico ou até mesmo ditado por este profissional.