Publicado por Redação

De nome científico Euphrasia officinalis, a planta Eufrasia é parcialmente parasitária, pois apesar de conter clorofila, obtém de seu hospedeiro água e minerais. Seu nome vem do grego, Eufrosina, que era uma das três graças, conhecida pela sua alegria, jovialidade e alegria. Da família das Scrophulariaceae, a planta é popularmente conhecida também como consolo da vista, e foi muito usada pelos gregos antigos no século 14. Apesar de não possuir comprovação demonstrada cientificamente dos seus benefícios, a planta que floresce entre o verão e o fim do outono possui propriedades medicinais. A planta pode ser encontrada para venda em lojas de produtos naturais, farmácias de manipulação e algumas feiras livres.

Eufrasia

Foto: Reprodução

Benefícios e propriedades

A planta é usada medicinalmente para tratar problemas respiratórios, como a rinite e a sinusite, por exemplo. Além disso, ajuda no tratamento de câimbras, cansaço, feridas, falta de apetite, conjuntivite, má digestão, dores de cabeça, herpes, infecções respiratórias, insônia, rinite alérgica, entre outras doenças.

Pode ser usada ainda no tratamento de afecções oculares, como conjuntivite, terçol e olhos cansados. Para isso, faça compressas ou banhos oculares com o chá da planta.

Entre suas propriedades estão sua ação como adstringente, analgésica, anestésica, antialérgica, antiespasmódica, anti-inflamatória, antisséptica, tônica, cicatrizante, digestiva e expectorante. Já quanto aos seus princípios ativos, podemos citar o ácido ascórbico, ácido caféico, ácido ferúlico, aucubina, betacaroteno, galotaninos e taninos. Todas as suas partes aéreas podem ser usadas.

Como preparar o chá de eufrasia?

O chá pode ser feito, como citado acima, com todas as partes aéreas da planta. Use, no preparo, a proporção de uma colher de chá das folhas para cada xícara de água. Em um recipiente, coloque a erva e reserve. Pegue um bule e coloque a água, levando ao fogo em seguida. Aguarde alcançar fervura, e então desligue e jogue a água por cima da erva, tampando logo em seguida.  Deixe a mistura descansar por um período de, aproximadamente, dez minutos, coe e consuma. A dose indicada para o tratamento das doenças e afecções mencionadas é de uma quantidade entre duas e três xícaras ao dia.

Efeitos colaterais e contraindicações

Não foram encontrados na literatura consultada efeitos colaterais da eufrasia. O consumo da planta é contraindicado para gestantes e lactantes, além de crianças com idade inferior aos 12 anos. É importante, no entanto, que sempre antes de começar o tratamento com um medicamento, você consulte um médico, pois mesmo as plantas possuem interação medicamentosa, podendo interferir positiva ou negativamente em seu tratamento indicado pelo profissional.

ATENÇÃO: Nosso conteúdo é apenas de caráter informativo. Todo procedimento deve ser acompanhado por um médico ou até mesmo ditado por este profissional.