Publicado por Redação

A planta fedagoso também é conhecida pelos nomes de balambala, folha-do-pajé, fedegoso-verdadeiro, pajamarioba, café-negro, lava-prato, ibixuma, mangerioba, mata-pasto, mamangá, maioba, taracurú e pereriaba, tendo o nome científico de Cassia occidentalis.

As propriedades medicinais que são encontradas nas cascas, folhas, sementes e raízes das plantas são usadas como tratamentos alternativos há muito tempo.

A planta, que é usada na forma de chá, apresenta inúmero benefícios para o organismo. A bebida possui efeitos de analgésico, antibacteriana, antianêmica, anti-inflamatória, antisséptica, antiespasmódica,  anti-hepatotóxica, anti-herpética, antirreumática, antimalárica e antivirótica.

Ainda previne a ocorrência de espasmos no estômago, combate a asma e anemia, serve como antídoto contra venenos, diurético, laxante, ajuda a regular o fluxo menstrual, estimula a produção de suor, elimina as toxinas e resíduos do organismo, protege o fígado, combate a febre, é carminativa, desobstruente, estomáquica, oftálmica, sarnicida, tônica e vermífuga.

fedegoso

Foto: depositphotos

O chá de fedegoso pode ser usado tanto para ser ingerido como para servir de compressas quentes, aliviando diversos tipos de dores musculares e servindo ainda como um excelente cicatrizante.

Indicação

O chá da planta é indicado para quem sofre com doenças respiratórias, venéreas, hepáticas, gastrointestinal, coqueluche, desregulação na menstruação, febre, fungo, fezes, prisão de ventre, hepatite, hemorroidas, inflamações, sarampo, vermes, distensão muscular, paludismo, dores de cabeça, eczemas, epilepsia, feridas, erupções cutâneas, queimaduras, erisipela porrigem, sarna, picada de escorpião, reumatismo, malária, uterina e nevralgias.

Contra-indicação

A planta é contraindicada para mulheres grávidas ou que estão em período de amamentação. Crianças e idosos também devem evitar consumir fedegoso.

ATENÇÃO: Nosso conteúdo é apenas de caráter informativo. Todo procedimento deve ser acompanhado por um médico ou até mesmo ditado por este profissional.