Publicado por Redação

Considerado uma das bases da alimentação do brasileiro, o feijão é conhecido também pelos benefícios que pode trazer para a saúde, sobretudo no que se refere ao consumo de vitaminas e sais minerais. Dentre as tantas variedades de feijão, o azuki é destaque pela amplitude que é utilizado na culinária.

O feijão azuki é uma leguminosa originária do Japão. Ele pode ser utilizado no preparo de doces e alguns pratos salgados. Ele chama atenção pela sua cor avermelhada.

Em comparação aos outros tipos de feijões, o feijão azuki possui um grau de fermentação menor, sendo amplamente usado na culinária vegetariana.

Feijão Azuki

Foto: depositphotos

Propriedades di feijão azuki

O feijão azuki é rico em vitaminas do complexo B, potássio, zinco, fibras e ferro. No organismo ele atua como defensor do sistema imunológico. O alimento é responsável por controlar a hipertensão e também o fluxo de açúcar na corrente sanguínea, este último, inclusive, que é o grande causador do diabetes em pacientes.

O azuki é auxiliar na formação óssea, facilitação da digestão, na diminuição da retenção de líquidos e ainda no combate às pedras na vesícula e rins. Para pessoas que têm predisposição a desenvolver pedras nos rins ou vesícula devem se alimentar do feijão azuki devido suas propriedades diuréticas.

Como usar o feijão de azuki

A forma mais comum de se consumir o feijão azuki é através dos deliciosos pratos preparados com ele. Por sinal, não existe hora certa para consumi-lo. Além de feijão azuki temperado, feijoada e outros pratos salgados, o alimento também pode ser usado para a elaboração de deliciosos pratos doces.

Junto a tudo isso, no âmbito medicinal, o feijão azuki também pode ser usado na forma de chá. Dessa forma, o ingrediente limpa os rins. Para fazê-lo, basta cozinhar o feijão normalmente. Ao final do processo, separe aquela água que ficou em excesso. Esse é o chá de azuki, que deve ser consumido jejum.

ATENÇÃO: Nosso conteúdo é apenas de caráter informativo. Todo procedimento deve ser acompanhado por um médico ou até mesmo ditado por este profissional.