Publicado por Redação

De nome científico Centaurium erythraea, a planta fel da terra é nativa da Europa, e normalmente colhida na primavera. Com tamanho variável entre 20 cm e 30 cm, é considerada uma planta de pequeno porte e cresce em terrenos abertos pantanosos, mas também em locais mais secos.

Fel da terra

Foto: Reprodução

Também conhecida como erva-da-febre, erva-febrífuga e quebra-febre, a planta tem todas as suas partes utilizadas para fins medicinais. Suas folhas são opostas, ovais e de coloração verde clara, suas flores vão de rosa claro a vermelhas, e seu fruto é uma cápsula de formato alongado.

Benefícios e propriedades medicinais do fel da terra

A planta é composta por substâncias de sabor amargo como taninos, flavonoides e esteróis, além de sesquiterpenos lactônicos e por isso estimula a produção de suco gástrico. Entre as propriedades do fel da terra estão sua ação como cicatrizante, calmante, vermífugo, estimulante do suco gástrico, antipirético, analgésico e anti-inflamatório, sem contar que proporciona o aumento da produção de saliva e de secreção gástrica. É indicado para casos de pacientes diabéticos, para baixar a febre, tratar doenças do fígado, doenças nervosas, dor de barriga, tosse, hepatite, icterícia, vermes, cansaço, anorexia e estresse, entre outros males.

Como aproveitar seus benefícios?

O fel da terra pode ser consumido no chá, licor ou vinho. Para preparar o chá, você deverá usar a proporção de uma colher de sopa das folhas para cada xícara de chá de água. Coloque as folhas em água fria, e deixe descansar por oito horas, mexendo algumas vezes. Aqueça, coe e tome. Outra forma de preparo, é a maneira tradicional de preparar outros chás, usando diretamente quente. Para isso, use duas colheres de sopa para cada litro de água. Coloque as ervas e a água em um recipiente e leve ao fogo. Deixe ferver e então desligue, mantendo tampado por pelo menos dez minutos. Após o período de descanso, coe e beba três vezes ao dia, sempre antes das principais refeições.

Efeitos colaterais e contraindicações

O fel da terra é contraindicado caso o paciente apresente quadros de úlcera gastrointestinal, distúrbios de coagulação sanguínea ou acidose decorrente da estimulação do suco gástrico. Além disso, apesar de não existirem relatos de malefícios causados pelo seu consumo em gestantes ou lactantes, o uso deve ser evitado caso não haja prescrição e acompanhamento médico.

ATENÇÃO: Nosso conteúdo é apenas de caráter informativo. Todo procedimento deve ser acompanhado por um médico ou até mesmo ditado por este profissional.