Publicado por Redação

Também conhecido como fenacho ou alfovas, o feno-grego é originário da Índia e do Paquistão. Planta silvestre pertencente à família das polipodiáceas, o feno-grego floresce na Primavera. Com aproximadamente um ou dois palmos de altura, suas folhas são pecioladas e as flores branco amareladas. Seu fruto possui formato prolongado, e suas sementes possuem formato ovoide.

Feno-grego

Foto: Reprodução

Propriedades e benefícios

Tônica e ótima reconstituinte do organismo humano, o chá de feno é indicado para casos de anorexia, pois ajuda a ganhar peso e combater à falta de apetite. Além disso, é eficaz no tratamento de problemas intestinais, sendo indicada inclusive para casos de cólicas menstruais. O feno-grego auxilia ainda no tratamento de anemia, raquitismo, gastrite, inflamações, celulite, feridas, cáries, prisão de ventre, hemorroidas, além de diminuir as gorduras corporais e aumentar a massa muscular.

As sementes são úteis quando usadas para o tratamento de problemas relacionados ao couro cabeludo como a caspa, a calvície, além de hidratar e acelerar o crescimento dos cabelos. Suas propriedades envolvem ação laxativa, afrodisíaca, anti-inflamatória, digestora e inibidora de apetite.

Como consumir?

O feno-grego é usado por meio de suas sementes, que devem ser usadas moídas ou diluídas no leite. Além disso, pode ser encontrado na forma de cápsulas.

Prepare o chá

Para compressas, gargarejos e lavagens vaginais, use a mistura em duas colheres de chá. Leve a agua com as sementes ao fogo e, ao alcançar fervura, deixe as sementes ferverem por mais aproximadamente dez minutos. Coe e use o chá no couro cabeludo, em gargarejos para tratamento de rouquidão ou para lavagens vaginais.

Para alivio de prisão de ventre e alivio dos sintomas de quem tem de menopausa, o chá de feno-grego é ideal. Você deve usar uma xícara de água para cada duas colheres, e em seguida deixar em repouso por três horas. Após este período, consuma o chá três vezes ao dia.

As compressas feitas com as sementes são úteis para tratar furúnculos. Use a proporção de 110g para a agua ou vinagre. Misture os ingredientes no liquidificador e bata até obter uma pasta, que deve ser levada ao fogo. Em seguida, espalhe a polpa sobre um pano e deixe sobre a inflamação.

O chá de feno-grego pode ser usado ainda como um auxiliar no emagrecimento, no aumento do desejo sexual masculino, podendo aumentar a produção dos hormônios sexuais masculinos.

Efeitos colaterais e contraindicações

O feno-grego não deve ser consumido por mulheres grávidas, além daquelas em fase de amamentação. A planta deve ter uso controlado, pois seu consumo em excesso pode trazer gases, dores fortes abdominais, e barriga inchada.

ATENÇÃO: Nosso conteúdo é apenas de caráter informativo. Todo procedimento deve ser acompanhado por um médico ou até mesmo ditado por este profissional.